quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Para conhecimento: Conselho participara do GT no Paraguai

Para conhecimento:


Bom dia meus caros amigos do Conselho da Comunidade!

O Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu recebeu o convite do juiz da Execução Penal de Ciudad del Este, no Paraguai, senhor Carlos Bordón, para auxiliar nas reformulação da lei de Execução Penal daquele país expondo algumas das iniciativas que vem sendo empregadas com sucesso no Judiciário brasileiro.

Para tanto, no último dia 12 de outubro, estiveram presentes no Fórum de Justiça Penal de Ciudad del Leste a presidente Luciane Ferreira e a secretária Fabiula Wurmeister, do Conselho da Comunidade, Joel de Lima e Marcos Antonio Silva, da Itaipu Binacional, bem como a advogada Carolina Ramírez Alvarez.

Parte da iniciativa de troca de experiências será articulada por meio de um grupo de trabalho (GT) com representantes dos dois países. Iniciaremos mostrando e visitando alguns dos projetos que o Conselho tem em nossa comarca, como o A.M.E. (Apoio à Mulher Encarcerada) e os que estão sendo desenvolvidos pelas unidades prisionais locais, em especial a parceria com a Cooperativa Lar, de Medianeira, que emprega mão-de-obra dos presos do regime semi-aberto que cumprem pena no Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) de Foz do Iguaçu.

O GT organizará um evento para que autoridades do Paraguai saibam como funciona a execução penal no Brasil. Falarão sobre o tema juízes, promotores e estudiosos.

Este convite é fruto do envolvimento do Conselho junto às politicas públicas carcerárias e da luta para melhorar o sistema carcerário em nossa comarca.

O trabalho com este público não é simples, temos muitos obstáculos, principalmente os que resultam da falta de recursos e do preconceito. Mas, se desejamos uma sociedade melhor, temos que derrubar essas barreiras e exigir a devida aplicação da lei de execução penal e dos direitos humanos.

Era o que tínhamos para o momento,


Att


Luciane Ferreira
Presidente do Conselho da Comunidade

0 comentários:

Postar um comentário