terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Carceragem da 6ª SDP sofre com a superlotação

          Celas chegaram a abrigar 44 detentos num espaço projetado para cinco presos provisórios

Desde a semana do Natal a carceragem da 6ª Subdivisão Policial (SDP) está superlotada. O ambiente projetado para abrigar no máximo cinco presos, chegou a ter 44 pessoas até o começo da tarde desta segunda-feira. Ao manter sob a sua responsabilidade um número de detentos nove vezes acima da capacidade projetada, a direção da Polícia Civil recorreu ao Poder Judiciário para transferir os internos a outras unidades de Foz do Iguaçu.


Sem autorização judicial, a polícia estava impossibilitada de remover os presos para ocupar as vagas existentes na Cadeia Pública Laudemir Neves, em Três Lagoas. A falta das permissões só fez aumentar a população carcerária na 6ª SDP, nas últimas semanas.

O problema se agravou durante o fim de semana quando a quantidade de internos passou de 40. A estrutura precária da unidade tornou perigosa e insalubre a manutenção de dezenas de presos no local, além de colocar em risco a segurança dos funcionários da subdivisão.

A situação ficou ainda mais insalubre devido às altas temperaturas registradas no verão. "Não há condições de segurarmos tantos presos aqui. Cada cela foi feita para uma pessoa, mas todas estão cheias", comentou o delegado-adjunto da 6ª SDP, Amarildo Antunes.

Ainda segundo o delegado, a carceragem é destinada a presos provisórios que podem ficar no local, em média, 24 horas até ser autuados em flagrante ou enquanto estão sob a investigação policial.

O grupo abrigado na unidade não pode receber visitas íntimas ou de familiares, estão privados do banho de sol e só recebem a alimentação fornecida pela cozinha da cadeia pública.


Transferência

O empenho do Judiciário e da Polícia Civil para conseguir vagas no sistema prisional de Foz do Iguaçu já começou a dar resultados. Ontem, após o almoço, dez presos foram transferidos ao CDR (Centro de Ressocialização de Foz) e quatro ao cadeião.

"Temos o apoio da Justiça que tem feito tudo para viabilizar lugares para remover os presos daqui", continuou Antunes. A expectativa é transferir mais cinco dos 30 detentos que ficaram na 6ª SDP ainda hoje para outra unidade.

Conforme o delegado, o número de pessoas nas celas da Polícia Civil é recorde. A última vez que a carceragem ficou lotada aconteceu havia mais de um ano. À época, 25 homens se dividiram nas celas da subdivisão.

Policiais civis se revezam para fazer a segurança na delegacia. "À noite, dois ficam aqui para vigiar a carceragem e atender aos presos", concluiu Antunes.


Fonte e Foto: A Gazeta do Iguaçu
Texto: Gilberto Vidal



0 comentários:

Postar um comentário