quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ex-detentos se profissionalizam em Foz do Iguaçu

Ex-detentos se profissionalizam em Foz do Iguaçu
03/05/2012 - 05h00


Curso profissionalizante oferecido pelo Programa Pró-Egresso de Foz do Iguaçu, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná, vai formar 40 egressos do sistema carcerário e seus familiares na função de Auxiliar Administrativo. As aulas começaram em abril e são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As duas instituições são parceiras do Programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que oferece oportunidades de capacitação profissional e de trabalho para prevenir a reincidência criminal.
O curso, desenlvovido em parceria com o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Foz do Iguaçu, conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação, tem carga de 160 horas e conclusão prevista para junho. Com o objetivo de viabilizar o ingresso dos futuros profissionais no mercado de trabalho, o Conselho da Comunidade já iniciou articulações com a Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu.

“Tenho sentido, nos contatos com os alunos, que o curso tem trazido para eles muita esperança de um futuro melhor. E é fundamental que eles enxerguem que a sociedade está lhes dando essa oportunidade”, disse a advogada Luciane Ferreira, presidente do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu. Ela acrescentou que, após o curso de Auxiliar Administrativo, a mesma turma vai receber noções de empreendedorismo e de informática.

Os conselhos da Comunidade são órgãos de fiscalização da execução penal, conforme previsto na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84). Independentes e autônomos, atuam como instrumento de humanização, ressocialização, formação e conscientização dos apenados em todas as regiões do país. O da Comarca de Foz do Iguaçu foi instituído em março de 1995.

O trabalho dessas instituições vai ao encontro dos princípios do Programa Começar de Novo, lançado pelo CNJ em outubro de 2009. O programa tem também como parceiros os tribunais de Justiça, outros órgãos públicos, empresas privadas e entidades da sociedade civil.

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário