quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Foz do Iguaçu vai formar primeira diretoria da Apac

Justiça


Foz do Iguaçu vai formar primeira diretoria da Apac - 03/10/2012 17:40

Será constituída nesta quinta-feira (04), às 14 horas, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, a primeira diretoria da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) do município. Trata-se de um novo modelo de gestão da execução penal em implantação no Paraná, que privilegia a recuperação do preso por meio da educação e do trabalho, num ambiente sem agentes de carceragem. A medida faz parte dos esforços do governo para reduzir o déficit de vagas no sistema prisional e humanizar a execução penal.

O evento de fundação da associação está a cargo do Conselho da Comunidade na Execução Penal, que conta com a participação da comunidade local e de entidades da sociedade civil.

Durante a assembleia, que contará com a presença da secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, serão eleitos os membros da diretoria executiva e dos conselhos Deliberativo e Fiscal.Também será aprovado o estatuto da entidade

Foz do Iguaçu será a sétima cidade paranaense a formar uma diretoria de Apac. Também já estão organizadas e em processo de implantação as Apacs de Loanda, Londrina, Ponta Grossa, Lapa e Curitiba. O município de Barracão saiu na frente e já tem a Associação formalizada desde 26 de setembro. A secretária da Justiça disse que as associações contribuirão para reforçar um trabalho que já vem sendo realizado com sucesso pelo Paraná no sistema penal.

Bem-sucedido em 23 países e 17 Estados brasileiros, sendo reconhecido pela ONU, o método registra reincidência menor do que 9% dos egressos, contra uma média de 80% no sistema convencional. Outra vantagem é o custo de um preso de uma Apac. Enquanto o gasto com um preso no sistema penitenciário convencional é em média de R$ 2.000,00 / mês para o Estado, na Apac esse custo é inferior a R$ 1.000,00 / mês

Fonte: AEN

0 comentários:

Postar um comentário