quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Universitários levam atendimento em saúde a presos de Maringá -

Parceria firmada entre a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) e a Faculdade Ingá (Uningá) vai possibilitar acompanhamento na área de saúde de 370 presos e 160 servidores da unidade penal, a partir deste mês. Acadêmicos e professores vão estabelecer um calendário de atividades e atendimento mensal, em conjunto com a direção da unidade.

Entre as 15 áreas atendidas estão saúde bucal, saúde mental, saúde do homem, controle de hipertensão, diabetes e tuberculose e fisioterapia. O projeto-piloto começa poderá ser estendido à Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM).

Para o diretor da PEM, Vaine Gomes, a parceria contribui para o tratamento penal. “O convênio é um poderoso reforço nas atividades, disponibilizado a servidores e presos, gerando melhor qualidade de vida a todos e baixando os níveis de tensão da unidade”, declara.

Gomes explica a ação vai ajudar na prevenção de doenças, o que dará tranquilidade aos apenados e familiares. “Os servidores ganham em qualidade de vida, pois a atividade penitenciária gera alto nível de estresse”, comenta o diretor. Para ele, o projeto, além de cuidar da saúde dos apenados, também elevar a autoestima, com tratamento individual.

“Essa parceria demonstra a preocupação de importantes segmentos sociais para com a questão carcerária e vem ao encontro do que estamos desenvolvendo em todo o Paraná, buscando estabelecer convênios com entidades públicas e privadas, com vistas à melhoria do serviço de execução penal no Estado”, afirma Maurício Kuehne, diretor do Departamento de Execução Penal (Depen), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná

Fonte: AEN

0 comentários:

Postar um comentário