sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Centro de Ressocialização Feminino recebe chuveiros

O fim do banho gelado




Everlin Fernandes Garcia aprovou a instalação dos chuveiros. "Ficou bem melhor".

Há um mês, o banho frio se tornou coisa do passado para as 252 mulheres reclusas no Centro de Ressocialização Feminino de Foz do Iguaçu (Cresfi), em Foz do Iguaçu. A entrega simbólica dos 32 chuveiros elétricos, que substituiu as torneiras frias, foi feita durante uma cerimônia na tarde dessa quinta-feira (10).
 
O evento teve a presença de representantes da Itaipu Binacional, responsável pelo repasse financeiro para o sistema. O investimento foi de R$ 25 mil. O dinheiro foi usado na instalação de painéis inteligentes para controlar o tempo de banho em cada cela, para a instalação hidráulica e da fiação elétrica e na aquisição dos chuveiros. O controle é todo automático.
 
Os equipamentos começam a funcionar às 16h e desligam às 22h. São liberados 25 minutos de água quente por cela, o equivalente a cinco minutos de banho para cada uma. “Melhorou bastante porque era um benefício que a gente não tinha”, disse Everlin Fernandes Garcia, 30 anos.
 Saúde e equidade de gênero


Marcelo Alves, auxiliar da Divisão de Segurança, mostra o painel de controle dos chuveiros das 32 celas.
   
Segundo o diretor em exercício do Cresfi, William Vieira Costa Zonatto, a mudança trará benefícios à saúde das mulheres, acometidas no inverno por problemas respiratórios, como otites, sinusites, resfriados e até pneumonia. “Esses problemas se agravam com o confinamento”, disse o diretor. “Para quem tem chuveiro em casa parece algo simples, mas quando se perde isso é que se têm ideia do quanto ele faz falta”, completou.
 
“É uma questão de saúde, mas que também leva em conta a diferença entre homens e mulheres. Só uma mulher sabe o quanto é doloroso tomar um banho frio quando se tem cólica”, disse a assessora de Responsabilidade Social de Itaipu, Heloisa Covolan. Além de Heloisa, esteve no evento a representante da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Lígia Neves, e do Grupo de Trabalho (GT) Itaipu-Saúde, Luciana Sartori.
 

William Vieira Costa Zonatto e Luciane Ferreira na entrega simbólica da instalação dos chuveiros.

“As diferenças entre homens e mulheres têm que ser consideradas nessas estruturas. Um homem toma banho em um minuto e meio, mas a mulher precisa de mais tempo para lavar o cabelo, por exemplo. E imaginem fazer isso a dois graus negativos”, afirmou a presidente do Conselho da Comunidade e do Patronato Penitenciário em Foz do Iguaçu, Luciane Ferreira, durante a entrega.
 
Também compareceram à entrega representantes das penitenciária Estadual 1 e 2, da Cadeia Pública Laudemir Neves, do Patronato e da Ciranda Feminista.
 
Hoje, o Cresfi abriga 252 mulheres em três regimes: provisório, semiaberto e fechado. Vinte por cento são de outras partes do Estado e, as demais, são de Foz do Iguaçu e região.
 
Parceria





Vista da ala de celas do Cresfi, que teve melhora na estrutura.

  
Os recursos foram transferidos ao Conselho da Comunidade na Execução Penal Comarca de Foz do Iguaçu, com quem a Itaipu tem parceria por meio da Assistência da Diretoria Geral e da Assessoria de Responsabilidade Social.

Neste ano, a binacional também financiou a instalação de seis câmeras de vigilância da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF 1), além de firmar um convênio com o Patronato Penitenciário Municipal. Todas as ações estão de acordo com a missão da Itaipu, ampliada em 2003.

Detentas durante o banho de sol: agora, inverno será menos doloroso para as reclusas.


Fonte: JIE
Fotos: Nilton Rolim
Texto: Stela Guimarães

0 comentários:

Postar um comentário