quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Em Brasília, ex-detentos criam cooperativa que reaproveita madeira, com mais de 1 milhão de lucro anual

A maioria dos funcionários são ex-detentos ou estão em regime semi-aberto.Objetivo é dar oportunidade para quem enfrenta dificuldade e preconceito

O ex-detento Fernando Figueiredo passou mais de seis anos na cadeia. Depois de solto, teve a mesma dificuldade que a maioria dos ex-presos encontra: conseguir um emprego.
Segundo ele, existiam três opções: procurar emprego; abrir uma empresa; ou voltar para o crime. Felizmente, ele optou pela segunda. E não é uma empresa qualquer. Figueiredo criou uma cooperativa com impacto social e ambiental, que consegue lucro anual de mais de R$ 1 milhão.
Divulgação
Fernando Figueiredo teve que driblar preconceito; a solução veio com impacto social e ambiental

Denominada “Sonho de Liberdade”, a cooperativa de madeira sustentável, em Brasília, foi aberta na companhia de mais três colegas que sofreram o mesmo preconceito após sair da prisão. O trabalho começou com madeira descartada, encontrada no lixo. Hoje, a empresa produz móveis, tritura madeira para transformá-la em combustível e costura bolas.
Além disso, eles preocupam-se em ajudar outras pessoas que encontram dificuldades para conseguir emprego. Ao invés de procurar currículos qualificados, preferem ajudar pessoas que, como eles, também vivem situação complicada. A maioria dos 80 funcionários do local já cumpriu pena ou está em regime semi-aberto.
_________

0 comentários:

Postar um comentário