terça-feira, 17 de agosto de 2010

Técnicos da SESP Vistoriam a CPLN



Representes do governo do Estado e da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, fizeram no final da manhã desta terça-feira (17), uma vistoria na Cadeia Pública Laudenir Neves, de Foz do Iguaçu, com o objetivo de elaborar um cronograma de custos para reforma. A Polícia Civil de Foz, juntamente com o delegado chefe da Polícia Federal, José Alberto Iegas, estudam a possibilidade de utilizar verba do governo federal para uma reforma irrestrita do prédio. Segundo o delegado chefe da Polícia Civil, Alexandre Marcorin, são anos de descaso com o prédio, que não possui estrutura adequada para funcionar. "Ele está totalmente defasado e deteriorado", disse.

Marcorim disse ainda, que o projeto é esperado com ansiedade na cadeia pública e a verba virá unicamente do governo federal, sem intervenção estadual ou municipal. A primeira parte da reforma deverá ser feita inicialmente na ala interditada, onde as galerias estão vazias desde o dia 9 desse mês, de maneira que os presos possam ser transferidos de galeria para galeria, readequando os detentos. "Assim poderá ser concluída essa reforma sem a necessidade de transferência externa dos presos", disse o delegado chefe.



Na ala feminina trabalham policias civis, que foram realocadas para o serviço, mas uma decisão impede a continuidade da medida. O Sindicato dos Penitenciários não permite essa prática. "Isso é um determinação judicial, e uma determinação judicial a gente cumpre. Hoje nós temos policias civis em desvio de função, ou seja, deveriam estar nas ruas fazendo investigação, mas estão aqui cuidando de presas".

Marcorim disse ainda, que espera a decisão do estado quanto à construção de uma penitenciária feminina na cidade, ou ainda, passando a cadeia para administração do Depem, onde os recursos humanos seriam viabilizados pela secretaria de justiça e não pela de segurança. Ainda não há um prazo para o início das obras.

Fonte: Paraná TV 1º Edição
            Radio Cultura - Editor: Liliane Dias  -  Repórter: Dante Quadra

0 comentários:

Postar um comentário