segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bons Exemplos:Sejuc forma profissionais e assegura novos cidadãos


O secretário de Justiça entrega certificados visando a ressocializaçãosecretário de Justiça entrega certificados visando a ressocialização Diretores e coordenadores participaram de solenidadeDiretores e coordenadores participaram de solenidade diretora da Asplan explica a importância dos cursosdiretora da Asplan explica a importância dos cursos diretor do Desipe participa de entrega dos certificadosdiretor do Desipe participa de entrega dos certificados Convênio entre Sejuc e Ministério da Justiça formam novos profissionaisConvênio entre Sejuc e Ministério da Justiça formam novos profissionais

Dar uma nova oportunidade para o aprendizado e criar mecanismos para tornar concreto o termo ressocialização. Esse é o objetivo do Convênio nº 083/2007 – Ressocializar Profissionalizando Internos do Sistema Prisional firmado em 30 de dezembro de 2007, entre Secretaria de Justiça e Cidadania e Ministério da Justiça.

O valor do convênio foi de R$ 264.460,00, tendo a empresa Capacitar sido contratada em 18 de fevereiro de 2009, com o propósito de ministrar os cursos de Confeiteiro, Padeiro, Corte e Costura, Carpintaria de Esquadria, Telhado, Pintor de Obras, Pedreiro de Piso, Eletricista de Automóveis e Instalador Hidráulico.

O projeto que, foi cumprido, teve por objetivo capacitar 557 internos para que possam desenvolver profissões autônomas em cinco unidades prisionais. São elas, o Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto, em São Cristóvão, Presídio Feminino em Aracaju, Penitenciária Estadual Areia Branca em Areia Branca, Presídio Regional Senador Leite Neto em Nossa Senhora da Glória e Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza em Tobias Barreto.

Esperança

“Oferecer aos internos uma nova oportunidade, para quando retornarem ao seio social, mesmo entendendo que é grande a discriminação e quase ninguém oferece oportunidades. Por isso investimos em formar novos cidadãos para a sociedade”, afirma o secretário Benedito de Figueiredo na última sexta-feira, 17, no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho neto em São Cristóvão, quando fez pessoalmente a entrega de 59 certificados aos internos que concluíram cursos profissionalizantes naquela unidade.

No Copemcan foram formados com o apoio da empresa capacitar, instaladores elétricos e eletricistas de automóveis. Para o secretário, esse é mais um grande momento, dentre a tantos outros realizados durante quatro anos, quando dezenas de presos foram reinseridos na sociedade, com uma formação profissional e ainda muitos deles alfabetizados, com o ensino médio concluído e outros também já cursam a universidade.

Para a Sejuc esses são os elementos para a ressocialização. O secretário deixou claro que todos os internos do sistema prisional devem ter acesso a educação e profissionalização. O objetivo central do convênio casa com essa afirmação quando busca diminuir a ociosidade, capacitar os internos como autônomos, formalizar parcerias que proporcionem a profissionalização dos presos do sistema prisional. Além de buscar parcerias com construtoras para que os internos quando na sociedade sejam empregados.

“Essa é sem dúvida a forma mais avançada de se diminuir a criminalidade. Nós não queremos parar aqui e muitos outros cursos deverão ser realizados. O grande objetivo é fazer dos presídios locais de reabilitação e verdadeira ressocialização”, ressalta o secretário de Justiça. Ele observa que nunca houve um trabalho tão grande em termos de profissionalização e educação quanto se faz hoje em Sergipe.

Missão cumprida

No Presídio de Tobias Barreto foram entregues 68 certificados nos cursos de Carpinteiro, Pedreiro, Pintor e Eletricista de Auto. No Presídio de Glória foram entregues 54 certificados para Pedreiro, Pintor e Eletricista de Auto. Já no Presídio de Areia Branca, foram 143 capacitados em Carpinteiro, Pedreiro, Pintor e Eletricista de Auto. No Copemcan foram 270 capacitações em Carpinteiro, Pintor, Pedreiro, Eletricista de Auto e Instalador Hidráulico. No Presídio Feminino 44 internas receberam certificados em Padeiro, Confeiteiro e Corte e Costura.

No próximo ano, os internos que obtiveram melhor desempenho poderão ser contemplados com empregos na construção civil.


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário