sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto Criando Cidadania através da Profissionalização: entrega certificados para a 3ª. e 4ª. Turma de Carpinteiro de Formas

 
Patronato Municipal de Foz do Iguaçu entrega certificados para a 3ª. e 4ª. Turma de
Carpinteiro de Formas
 

 
Na manhã desta quinta-feira (28), egressos e pessoas em estado de vulnerabilidade social, receberam os certificados de conclusão do curso de qualificação de mão de obra de Carpinteiro de Formas.

Foram 38 formandos da terceira e quarta turmas realizado pelo Senai através do convênio com o Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu, em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Consórcio Mendes Júnior e Shaimm,SENAI  e Conselho da Comunidade. 

O Conselho da Comunidade é parceiro desta iniciativa do Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu realizado por meio do "Projeto Criando Cidadania através da Profissionalização", criado internamente no Conselho para proporcionar aos presos, egressos e familiares o retorno ao mercado de trabalho.

Participaram do evento, a Secretária de Assistência Social Claudia Pereira, a Diretora Geral do Patronato e Presidente do Conselho da Comuniade de Foz do Iguaçu, Luciane Ferreira, a Orientadora do SENAI Ana Cláudia Zimmer, Coordenadora do Programa de Inclusão pelo Consórcio, Chefe da Coordenadoria de Obras da Unila, Cleofas Berwanger, Delegado da Defesa Civil, na ocasião representando o Dr. Alexandre Marcorin, Dr. Marcos Araguari, Coordenadora de Projetos da Unieste, Isadora Schwestener e demais autoridades, convidados e familiares dos formandos. Todos os formandos dos cursos do Patronato Municipal de Foz do Iguaçu já estão com vagas confirmadas para trabalhar com carteira assinada na obra da Unila através das construtoras responsáveis.
Na avaliação da Secretária de Assistência Social Claudia Pereira, “não adianta a pessoa fazer um curso, receber um certificado e não chegar ao objetivo que é o emprego. Nossa meta é que os empregos sejam formais no nosso município. O trabalho da Secretaria de Assistência Social através do Patronato Municipal é de trazer esses egressos para a formação, a fim de inseri-los no mercado de trabalho. Observamos que estas pessoas desejam dar uma guinada na sua vida, mudar o rumo. Elas vêm com essa garra e com muita determinação”, destacou a secretária.

Claudia disse ainda que além dos egressos, a secretaria encaminha familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não são do sistema prisional para fazer a capacitação. “Vejo isso como muito salutar, na medida em que todos são tratados como iguais, já implica em reinserção social, e demonstra o objetivo do trabalho, que é qualificar e oportunizar emprego e renda. Outro resultado positivo é o alto índice de conclusão de curso”, avaliou.  


Na visão do Diretor Técnico do Patronato Penitenciário Municipal Alexandre Calixto, a conclusão do curso é fato determinante na vida de egressos e vulneráveis. Estabelece um divisor de águas. O programa oportuniza uma mudança real de vida, a partir de uma qualificação e também de um trabalho garantido. Onde eles terão salário, vale refeição, vale transporte, café da manhã e almoço. “Anteriormente a pessoa estava vivendo numa condição vulnerável, e agora tem um trabalho fixo, salário todo mês. Uma segurança que antes não tinha”, disse Calixto.
A Diretora Geral do Patronato, e também presidente do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu,  Luciane Ferreira disse que, “a conclusão do curso de qualificação de carpinteiro de forma, não é só uma vitória, é a construção de um objetivo, da conquista de autonomia financeira”, salientou. Acrescentou ainda que todos os alunos são acompanhados posteriormente pela equipe do Patronato e que o sucesso do programa se deve as parcerias. 
O Engenheiro Coordenador do Consórcio Mendes Junior Eduardo Braga de Oliveira deu as boas vindas aos formandos e destacou a importância de cada um se dedicar para crescer na empresa. “É muito gratificante participar dessa parceria e poder contribuir para formação e capacitação da mão de obra, oportunizar emprego a essas pessoas que buscam uma mudança de vida. E, a continuidade do programa, confere o caminho certo que estamos fazendo”, disse. E desejou que todos fossem muito felizes com o novo trabalho. 


A formanda Gladys Gonçales Franco, uma das cindo mulheres entre 35 homens estava muito feliz com a oportunidade. “Estou muito satisfeita e me sinto preparada para um recomeço de vida”.

Para Júlio Cesar Alvesque aproveitou muito as 180 horas do curso este é só início. “É o início para uma profissão, quero aprender cada vez mais, para poder aproveitar as oportunidades”, disse.

 

Após a conclusão do curso, todos os formados terão a carteira de trabalho assinada pelo Consórcio Mendes Junior e Schahin e vão trabalhar nas obras da sede da UNILA.  Outros 38 alunos egressos receberam em agosto a certificação de conclusão do curso de Carpinteiro de Forma.
 




GALERIA DE FOTOS:
 
 























 


0 comentários:

Postar um comentário