sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Costurando a Liberdade Ressocialização Verdadeira



A exemplo do que já havia ocorrido em Curitiba e Brasília, os vestidos confeccionados por detentas da Penitenciária Feminina do Paraná conquistaram o público no lançamento da segunda etapa do Programa Costurando a Liberdade. Cerca de 400 convidados compareceram, na noite de quinta-feira (29), ao Mirante Central da Barragem de Itaipu, em Foz do Iguaçu, onde as roupas foram apresentadas.O programa é promovido pelo Provopar Ação Social, com o apoio do governo do Estado, Receita Federal, Grife Gianni Cocchieri, Itaipu e Provopar de Foz.




 Foram exibidos 45 vestidos em seda pura, organza e outros tecidos sofisticados, doados pela Receita Federal. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Educativa, que instalou um link na Penitenciária Feminina do Estado, onde 50 detentas, participantes ou interessadas em participar do programa, assistiram à transmissão.




“Mostramos que é possível melhorar as pessoas. Tenho a certeza de que, muito em breve, elas (as detentas) estarão aqui, do lado de fora, mostrando do que são capazes”, afirmou Lucia Arruda, presidente do Provopar. Durante a transmissão do desfile ela elogiou o trabalho das presas. “O sucesso desse programa é mais dela do que nosso.”

APOIO – Lucia Arruda ressaltou que todas as participantes do programa, quando deixam a prisão, recebem uma máquina de costura, e a maioria, convite para trabalhar no mercado da alta-costura, carente de bons profissionais.




Para o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o Brasil procura um bom trabalho para a recuperação dos presos. “No Paraná, as coisas mudaram. O trabalho realizado pelo Provopar, em Ponta Grossa, Guarapuava e principalmente pelas detentas do Presídio Feminino de Piraquara, mostra que, quando há vontade política é possível mudar a realidade. O Paraná serve de exemplo para o Brasil. Quando se tem projeto, trabalho bem feito e organizado, pode-se ressocializar e recuperar detentos”.

Antes do desfile, o Provopar apresentou vídeo institucional sobre o programa Costurando a Liberdade, com depoimentos das detentas e do modelista Edson Ivan Kraus, que há mais de um ano ministra o curso de alta-costura no presídio, ao lado da estilista Luciana Betiato.

Em seguida, num outro vídeo, quem falou do programa foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tive a oportunidade de conhecer o programa Costurando a Liberdade, através da Lucia Arruda e da Maria Olivia Samek. Este é um programa que saiu do presídio para ocupar as páginas dos jornais e revistas, fazendo costura de alta qualidade. Não poderia terminar sem agradecer a Lucia Arruda e a Maria Oliva, porque o que elas fizeram na verdade foi provar que, quando que quando a sociedade se levanta e resolve provocar as pessoas para fazer coisas boas, a gente consegue, ou seja nem todo mundo é perdido por toda uma vida. As pessoas precisam ser trabalhadas, ouvidas, testadas, provocadas e ter uma chance. Por isso, parabéns a Lucia, a Maria Olivia e sobretudo as detentas do Paraná, que estão dando uma demonstração de que nada é impossível quando o ser humano quer fazer as coisas”.




O superintendente da Receita Federal, Luiz Bernardi, explicou que a lei permite destruir as apreensões. “No entanto, optamos por ajudar os necessitados. Para nós da Receita Federal, é muito gratificante ver eventos desta natureza. O nosso dia a dia é duro, difícil, mas quando a gente pode retribuir à sociedade pelos danos causados pela entrada de bens ilegais em nosso território é extremamente gratificante.”




A vice-presidente do Provopar, Maria Olivia Samek, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do programa. “Nosso trabalho é de inclusão social e geração de renda”. O evento, que teve a produção de Áldice Lopes, contou ainda com a presença dos prefeitos Paulo Mac Donald (Foz do Iguaçu) e Edgar Bueno (Cascavel), da vereadora Nancy Rafain Andreola, da diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Valderez Camargo, e da diretora do Patronato do Estado, Vera Lucia Domingos dos Santos, e da presidente do Provopar de Foz, Judite Dalcin.

PENITENCIÁRIA – Na Penitenciária Feminina do Estado, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, um televisor foi colocado no refeitório para que 50 presas pudesse acompanhar a transmissão da TV Educativa. Participante das duas etapas do curso, a detenta Ingrid Felismino estava feliz não só com o evento, mas também com o convite que recebeu para trabalhar na Grife Gianni Cocchieri, assim que cumprir a pena.




Ela é um dos muitos talentos descobertos pelo modelista Ivan Kraus. Seis vestidos confeccionados por Ingrid foram apresentados em Foz do Iguaçu. “Estou orgulhosa. Agora, tenho um objetivo de vida, sei o que vou fazer quando sair, tenho propósito e um futuro pela frente. Vou dar continuidade a tudo o que estou fazendo agora”, afirmou.

A detenta Fernanda Sgarioni começou a participar do curso há pouco tempo. “Estou feliz, porque estou prestigiando o trabalho de minhas colegas e por saber que, nos próximos desfiles, os meus modelos serão mostrados. Não tinha experiência nenhuma com costura, mas ao ver como tudo isto foi possível, tenho sim condições de seguir esta carreira. É preciso aproveitar esta oportunidade que nos foi oferecida pelo Provopar”.


Fonte e Fotos: Agência Estadual de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário