domingo, 4 de abril de 2010

ITAIPU e CNJ assinarão Convênio do Projeto COMEÇAR DE NOVO







A usina hidrelétrica Itaipu Binacional vai se integrar às ações do Projeto Começar de Novo, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa a Ressocialização de presos que estão cumprindo ou que já cumpriram suas penas na próxima segunda-feira (05/04). O evento ocorrerá na Central de Visitantes da Itaipu.

O acordo será assinado pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes em Foz do Iguaçu (PR).\A Itaipu Binacional se comprometerá a incentivar seus fornecedores de serviços e obras a reservarem vagas de trabalho para presos, egressos e cumpridores de penas alternativas dentro do percentual de 3% do total de trabalhadores necessários à prestação do serviço ou construção.

Essa é mais uma das tantas conquistas alcançadas durante o mutirão carcerário, que como tenho dito, não se limita à revisão de processos. Os envolvidos na execução penal (VEP, MPE, CDR, PEF, CONSELHO DA COMUNIDADE NA EXECUÇÃO PENAL, PROGRAMA PRÓ-EGRSSO, CADEIA PUBLICA LAUDEMIR NEVES, etc...) farão deste Convênio um grande instrumento de Ressocialização, instrumento este que também pode estimular outras instutições públicas e privadas a se engajarem.

Investir em Ressocialização é mais que um direito do preso; é um dever do Estado. As taxas de reincidência em crime caem a patamares inacreditáveis quando o preso participa de projetos de Ressocialização. A Ressocialização está também ligada diretamente à questão da segurança pública.


Rony Ferreira
Juiz da 2a. Vara Federal e JEF Cível e Previdenciário de Foz do Iguaçu
Coordenador do Mutirão Carcerário


Fonte: Agência CNJ de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário