segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Preso do CDR Foz compõe 12 músicas e lançará CD


Fundado em 2008, o Centro de Detenção e Ressocialização de Foz do Iguaçu (CDR) possui 880 detentos entre condenados e provisórios. A prisão foi construída para desafogar o "Cadeião" da cidade e funciona com o objetivo de ressocializar os internos através de diversos cursos e atividades, como por exemplo, a música.


O CDR possui uma biblioteca com 1.591 publicações, entre enciclopédias, romances e livros religiosos, no qual são lidos por praticamente todos os detentos, com exceção de 21 que não quiseram participar, por falta de interesse ou analfabetismo, embora exista na cadeia um programa de alfabetização.

Ainda na área da leitura, é impresso semanalmente um jornal interno do CDR, escrito por um jornalista que cumpre pena no local. Segundo o detento, que não quis se identificar, o jornal é abastecido com informações colidas da Rádio Cultura, um dos poucos meios de comunicação que eles têm acesso, sendo que não é permitido o uso de internet dentro do presídio. Pela biblioteca estão expostos ainda, quadros ointados pelos presos que aprenderam a arte entro da cadeia.

Mas o que mais chamou a atenção da equipe de jornalismo da Cultura, que esteve no local, foi o caso de um detendo condenado á 22 anos de prisão. Darlan (33), é cantor e já gravou três discos antes de ser preso, fazia parte da dupla sertaneja D'Lucas e Ruan do estado do Mato Grosso do Sul, e faziam shows em Foz do Iguaçu.

Hoje Darlan ainda é músico, mas agora, atrás das paredes de concreto do CDR. Em um espaço na biblioteca, ele trouxe os instrumentos musicais e já compôs 12 músicas desde que foi preso em 2007. Hoje o cantor trabalha no quarto disco, que está compondo dentro do Centro de Detenção e deverá lançar em junho de 2011. Durante a entrevista, Darlan deu uma "palhinha" da música "Lambisomem", trilha do novo álbum. Ele conseguiu permissão para sair da cadeia e gravar o CD, em uma gravadora profissional.
 
Fonte e Foto: Rádio Cultura
Editor: Liliane Dias
Repórter: Dante Quadra

0 comentários:

Postar um comentário