quinta-feira, 30 de junho de 2011

CC na oficina de intervenção p/ controle da TB nas prisões

A presidente Luciane durante apresentação de trabalhos na oficina de controle de TB

A presidente do Conselho da Comunidade (CC) de Foz do Iguaçu, Luciane Ferreira, e a secretária, Fabiula Wurmeister, além do engenheiro da Secretaria de Estado da Saúde/9ª Regional de Saúde, José Lourenço de Lima, participam no Rio de Janeiro (RJ) da Oficina de Intervenção para Controle de Tuberculose. O evento que acontece nos dias 29 e 30 de junho reúne representantes de órgãos ligados à Execução Penal do Sul e Sudeste do país.

Promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Projeto Fundo Global TB - Brasil e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, a iniciativa tem como objetivo capacitar equipes para a realização intervenções ambientais nas unidades prisionais a fim de que se garanta condições mais salubres para profissionais e detentos.

A falta de ventilação e de iluminação natural nestes ambientes somada à superpolução favorece a disseminação de doenças respiratórias, especialmente a tuberculose. A incidência de novos casos de tuberculose nas prisões é, em alguns estados, até 38 vezes superior à da população em geral.

Segundo a médica responsável pelo Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP-RJ) e consultora do Projeto Fundo Global, Alexandra Sanchez, um estudo realizado no Rio de Janeiro mostrou que a transmissão de 80% dos casos de tuberculose se deu já dentro do sistema carcerário.

Para reverter este quadro, a discussão em oficinas orienta e propõe soluções arquitetônicas que ajudarão a melhorar o manual desenvolvido pelo Projeto Fundo Global em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen / Ministério da Justiça). O documento torna obrigatória a adoção das novas regras para a reforma e construção de presídios com recursos do Depen.

Dividas por regiões, as oficinas foram realizadas primeiramente em Brasília (DF), nos dias 11 e 12 de maio, reunindo representantes dos estados do Norte e Centro-Oeste. Já os representantes do Nordeste reuniram-se nos dias 1 e 2 de junho, em Recife (PE).

Com Assessoria (Fundo Global)

1 comentários:

Luis F. Moreira disse...

Vendo dominio www.tbbrasil.com

Postar um comentário