terça-feira, 28 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados)


APRESENTAÇÃO APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados)

 
Representantes da Secretaria Estadual de Justiça do Paraná (Seju) e de Foz do Iguaçu se reunirão nesta quarta-feira (29) na Câmara de Vereadores para a apresentação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) que será instalada na cidade. Mantida por uma sociedade civil sem fins lucrativos, a entidade deverá receber inicialmente as detentas da região Oeste que têm o direito de cumprir a pena no regime semiaberto. A reunião está marcada para as 19 horas e é aberta à população.

O modelo instalado pela primeira vez em 1972 em São José dos Campos (SP) dispensa celas e a presença policial e tem como objetivo humanizar a pena por meio de um tratamento diferenciado onde são privilegiados o trabalho, a educação, a saúde e a assistência jurídica ao detento, que fica livre durante o dia – seja para realizar as atividades dentro ou fora da unidade – e volta para passar a noite. No Paraná, cada unidade terá no máximo 60 detentos, um diretor, um vice e um supervisor de assuntos penais e de segurança.

A administração da Apac é feita em parceria entre o Governo do Estado e entidades da sociedade civil. Entre as vantagens deste sistema de ressocialização que será implantado como piloto em Barracão, no Sudoeste, e presente em mais de 130 cidades brasileiras e países como Estados Unidos, Alemanha, Peru e Coréia do Sul estão a redução dos índices de reincidência – menos da metade da média nacional de 20% - e os baixos custos – que chega a um quarto do empregado no sistema carcerário convencional.

Na Apac, os presos têm acesso a cursos supletivos, profissionalizantes, técnicos e alguns casos de graduação, oficinas de arte, laborterapia e outras atividades que contribuem para a reinserção social. Esse sistema é vinculado à evangelização. Os presos são corresponsáveis pela sua recuperação e para isso contam com assistência espiritual, social, médica, psicológica e jurídica prestada por voluntários. O método é reconhecido pelo Prison Fellowship Internacional (PFI), ONG ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

 
ATENÇÃO!!!!!

COLETIVA DE IMPRENSA – Dia 29 (quarta-feira), 17 horas, na Câmara de Vereadores, com o diretor do Depen, dr. Maurício Kuehne

 Reunião de apresentação da APAC de Foz do Iguaçu - Dia 29 (quarta-feira, 19 horas, na Câmara de Vereadores

Mais informações: Luciane Ferreira (9921-5290) e Alexandre Calixto (9135-2872)
 

0 comentários:

Postar um comentário