terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PATRONATO MUNICIPAL PLANEJA 40 CURSOS PARA 2014


 


O objetivo é ressocializar, e principalmente preparar o egresso para o mercado de trabalho




Na manhã desta segunda, 3 de fevereiro o prefeito Reni Pereira, a secretária de Assistência Social Claudia Pereira e representantes de órgãos e entidades parceiras do Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu, se reuniram para solenidade de apresentação dos novos cursos profissionalizantes e também da mais recente parceria com a empresa Frimesa, que disponibilizou 200 vagas de trabalho.

Na avaliação de Reni o Patronato Municipal fechou seu primeiro ano de funcionamento em 2013, com saldo positivo. Em razão do apoio de parceiros como do Poder Judiciário Estadual e da Itaipu, para a execução deste novo modelo de reinserção.

“Inclusive fomos comunicados pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, que o nosso modelo de Patronato, está sendo levado ao conhecimento para a reestruturação da lei penal do Brasil. Nós temos o compromisso com a secretária de estado, e ela esta trabalhando para a criação de um fundo, para que o Patronato seja gestor deste fundo, desta forma poderemos ampliar ainda mais as ações do Patronato”. Reni sugeriu ainda que no mesmo local, onde se encontra a sede do órgão, possam ser construídas mais salas para cursos.

 
Para a secretária Claudia Pereira a contribuição do Patronato Municipal no aspecto social, se refere a inserção no mercado de trabalho e na sociedade de pessoas, que cometeram pequenos delitos, ou realizaram prestação de serviço à comunidade, e agora precisam de oportunidade. “É um fator positivo, não só para essas pessoas quanto para a cidade, tendo em vista a qualificação de mão de obra, em atendimento as necessidades do mercado, fortalecendo ainda mais o setor. O Patronato vem com esse intuito de ressocializar, e principalmente de preparar estas pessoas, a partir de uma capacitação para atuarem no mercado”, comentou. “Os bons exemplos do ano passado só reforçaram nossa ação, com a colaboração de mais parcerias”, finalizou a secretária.

Segundo o diretor técnico Alexandre Calixto, a previsão para este ano, é a realização de mais de 40 cursos de qualificação profissional. “O Patronato Municipal está começando suas atividades em 2014, com a promoção de quatro cursos, armador de ferro, pedreiro, manutenção predial e corte e costura que será realizado no CRAM.

Calixto comunicou a parceria com a empresa Frimesa que está disponibilizando inicialmente 200 vagas de emprego para o Patronato. As pessoas receberão treinamento sobre ética empresarial, na sede da entidade, bem como receberão um documento de apresentação do Patronato para a empresa.

“O ano passado foram capacitadas 200 pessoas e foram realizadas 140 inserções efetivas. O Patronato teve uma participação não só na capacitação, mas também no encaminhamento de documentos pessoais e demais necessidades. Hoje está começando o curso de corte e costura, para egressas do sistema prisional e também para mulheres vítimas de violência doméstica, no CRAM”, disse.

A diretora geral Luciane Ferreira disse que o espaço vai recepcionar tanto os  egressos, prestadores, como também os familiares e vulneráveis sociais, que são assistidos pela Secretaria de Assistência Social. “A casa vai abrigar todas as pessoas que buscarem uma oportunidade. Em função de que tivemos a oportunidade de ter uma estrutura adequada, bem como os profissionais, são duas equipes minimas, cujo atendimento em média é de 3 mil pessoas diretamente e cerca de cinco mil indiretas. A gente espera contar novamente com nossos parceiros como a Unioeste, Itaipu, Conselho da Comunidade, Polícia Militar, todo sistema “S”, entre outros”, salientou a diretora.


POR, AMN

0 comentários:

Postar um comentário