segunda-feira, 9 de junho de 2014

Paraná vai implantar educação a distância no sistema prisional

Paraná vai implantar educação a distância no sistema prisional


O projeto do Governo do Estado denominado de SIM-ODM, que indexa programas e ações nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foi apresentado pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, no 42º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, durante o painel “Inteligência estratégica de governo”, que acontece em Foz do Iguaçu. 


Segundo Encontro Estadual de Educacao nas Prisões do Parana. 20-05-14. Foto: Hedeson Alves
Segundo Encontro Estadual de Educacao nas Prisões do Parana. 20-05-14.
Foto: HEDESON ALVES

Ferramentas de tecnologia da informação, como os de cases de business intelligence (BI’s) desenvolvidos pela Celepar, monitoram ações nas áreas de erradicação da pobreza, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento. 

Um dos exemplos citados por Maria Tereza foi o BI do sistema prisional, pioneiro no país, que permitiu a integração de dados do Poder Executivo, com o Poder Judiciário e o Ministério Público Federal. O resultado prático desta solução de TIC, segundo a secretária, está materializado na redução do número de presos no Estado que caiu de 30.500 para 28.600, com o cruzamento de dados. “Estamos corrigindo o principal problema de violação dos direitos humanos, que é a superlotação carcerária”, disse ela. 

A moderação do painel esteve a cargo do presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite. Ele explicou que, por meio do Centro Integrado de Informações Estratégicas da companhia, com base nos 900 sistemas que estão hospedados no Data Center Corporativo do Governo do Estado, são desenvolvidas soluções de business intelligence, “ferramenta de planejamento e acompanhamento dos projetos e ações públicas executados pela administração estadual”. 

O painel contou também com as participações da procuradora do Ministério Pública Federal no Paraná, Antonia Lélia Neves Sanches; do presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo Cesar Coelho, e do presidente da empresa de Processamento de Dados Amazonas (Prodam), Tiago Monteiro. 

FEIRA - No estande da Celepar, na Feira de Negócios do Secop, as soluções de business intelligence desenvolvidas no Governo do Estado estão em exposição. Entre elas, a de gestão prisional, ferramenta que auxiliou a reduzir a superpopulação carcerária no Paraná. 

O Sistema de Acompanhamento de Plano de Metas do Governo do Paraná (SAPM), solução que integra dados de acompanhamento do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), a partir da análise dos sistemas de Acompanhamento da Gestão Governamental (G-Gov) e do Sistema Integrado de Gestão, Avaliação e Monitoramento Estadual (Sigame), é outra ferramenta que a companhia apresenta na feira. 

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - Profissionais de tecnologia da informação e comunicação de todo país que participam do Secop recebem material informativo da Secretaria de Estado da Saúde sobre doação de órgãos. Para tanto, a Central de Transplantes está presente na feira divulgando a campanha coordenada pelo Governo do Estado. 

A Central de Transplantes (CET-PR) é uma entidade estadual que tem como missão assegurar a transparência e a segurança na captação e no transplante de órgãos e tecidos e garantir o transporte de equipes com a agilidade necessária para o sucesso do transplante. 

A CET-PR também cadastra todos os serviços e profissionais envolvidos com transplantes de órgãos e tecidos no Estado e promove a conscientização e educação da comunidade sobre este assunto. 

ENCERRAMENTO - O Secop, que encerra nesta sexta-feira (30), é o principal fórum nacional de discussão da informática pública. A promoção é da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Governo do Estado, por meio da Celepar, que responde pela organização.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoprwww.pr.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário