sábado, 25 de julho de 2009

Balanço da Conferência Livre de Segurança Pública




"A Conferência Livre do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu foi considerada um sucesso por todos. O debate contou com a participação de mais de 80 pessoas inscritas entre trabalhadores da Segurança Pública e representantes de entidades da sociedade civil organizada. Além do exercício da democracia, através de um instrumento de participação direta da população, a Conferência representou um marco na formulação de políticas públicas no Município por trazer esta discussão para dentro de uma Unidade do Sistema Penitenciário. "

(Eversson Cadaval Madruga - Inspetor de Área da Guarda Municipal e Gestor do Telecentro EAD/Senasp da GM/Foz do Iguaçu)

CDRFI

Mais de 100 representantes de entidades civis organizadas e trabalhadores da segurança pública participaram na última sexta-feira (24) no Centro de Detenção e Ressocialização de Foz do Iguaçu (CDRFI) da Conferência Livre de Segurança Pública.


Partipação significativa : mais de 80 inscritos


Uma contribuição do Conselho da Comunidade, Centro de Detenção e Ressocialização, Centro de Socioeducação (CENSE), Secretaria Municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, Guarda Municipal, Diocese de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional, o encontro faz parte de uma série de conferências livres cujas proposições integrarão uma nova Política Nacional de Segurança Pública.

No início dos trabalhos, o GM Cadaval fez a contextualização do documento que rege a metodologia da Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) nas suas diversas esferas.


Cadaval contextualizando o texto-base



Divididos em três grupos, os participantes apresentaram e debateram sugestões ligadas a três dos sete eixos propostos pelo Ministério da Justiça: "Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura da paz", "Valorização profissional e otimização das condições de trabalho" e "Diretrizes para o sistema penitenciário".

Realizada a priorização, os 81 participantes com direito a voto definiram três princípios e nove diretrizes.


PRINCÍPIOS


1 - A Segurança Pública deve primar pela gestão prisional profissionalizada, voltada ao efetivo cumprimento da pena e à ressocialização do apenado (33 votos);

2 - A Segurança Pública deve estar pautada na valorização dos seus profissionais, objetivando o fortalecimento de suas instituições; (24 votos)

3 - A Segurança Pública deve fazer cumprir as diretrizes estabelecidas na Constituição Federal. (13 votos)


DIRETRIZES


1 - Desenvolver programas que assegurem a qualificação e capacitação profissional continuada dos servidores penitenciários; (37 votos)

2 - Instituir aposentadoria especial aos trabalhadores de seguran ça pública, sem limite de idade e sem prejuízo à remuneração; (36 votos)

3 - Profissionalizar a gestão prisional por meio da aprovação e promulgação da PEC 308/2004; (29 votos)

4 - Implementar programas de saúde que assegurem qualidade de vida aos profissionais de segurança, contemplando as especificidades das funções; (27 votos)

5 - Subsidiar, por meio do Governo Federal, a Segurança Pública nos estados; (18 votos)

6 - Monitorar as ações dos órgãos envolvidos na questão da Segurança Pública; (14 votos)

7 - Garantir acesso à Educação; (13 votos)

8 - Garantir a estrutura funcional e profissional dos trabalhadores da Segurança Pública; (10 votos)

9 - Municipalizar a Segurança Pública. (10 votos)


As propostas definidas na Conferência Livre nesta etapa preparatória serão reunidas em um relatório final que seguirá para Brasília juntamente com os resultados das conferências promovidas em mais de 70 municípios do Paraná - estado com o maior número de contribuições - já encaminhadas para o coordenação executiva da 1ª Conseg.


Nila (CMDM) na condução do cerimonial de abertura da Conferê ncia Livre



Mesa: Antônio (Sindarspen), delegado Amarildo (PC), Adão Almeida (SMSP), Alexandre Calixto (CDRFI) e Luciane Ferreira (CCFI)



O Secretário Municipal de Segurança Pública, Adão Almeida, dá as boas vindas e deseja bom trabalho



Contextualização

Contextualização



Contextualização

Coffe break: hora de repor as energias para as discussões



Grupo 1: eixo "Prevenção social do crime e das violências e a construção da cultura da paz"



Grupo 2: eixo "Valorização profissional e otimização das condições de trabalho"



Grupo 3: eixo "Diretrizes para o sistema penitenciário"



Democracia: exercendo o direito de voto



Priorização



Foto oficial da da Conferência Livre no CDRFI



Mais pose para a foto oficial


Equipe do Cense


Membros do Conselho da Comunidade e representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen)

0 comentários:

Postar um comentário