sexta-feira, 17 de julho de 2009

Paraná realiza etapa estadual da 1ª Conseg

Secretária executiva da 1ª Conseg, Fernanda dos Anjos



Na busca por novos caminhos para prevenir e enfrentar a violência no Brasil, mais de 400 membros de organizações sociais, gestores e trabalhadores da área estiveram reunidos no primeiro dia da etapa do Paraná da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Até sábado (18), eles deverão definir as propostas dos paranaenses para a criação de uma política de segurança pública.


O ponto de partida para as formulações é um texto-base elaborado pelo MJ. No último dia, o plenário elegerá 40 representantes da sociedade civil e 29 trabalhadores para participar da etapa nacional da 1ª Conseg, que ocorre de 27 a 30 de agosto, em Brasília.


Representando o Ministério da Justiça (MJ) na abertura do evento, na quinta-feira (16), o diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Airton Michels, ressaltou que o Brasil precisa encarar a segurança pública como uma premissa para o desenvolvimento e que essa tarefa dever ser de todos. "Nós somos um dos países com os maiores índices de criminalidade no mundo. Até agora, sempre fomos dependentes dos saberes das instituições para executar políticas públicas nessa área. Está na hora de ouvir o que pensa a população", pontuou.


A participação popular também foi defendida pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernando Delazari. "Todos parecem ter na cabeça o segredo para acabar com a criminalidade. A vontade que as pessoas têm de dar sua opinião sobre a segurança pública é um fenômeno parecido com o que temos no futebol, onde todos somos um pouco técnicos de time", salientou Delazari, acrescentando que a 1ª Conseg é a oportunidade para que todos dêem suas contribuições. "A questão policial é uma questão social", completou.


Nesse sentido, Michels lembrou que todas as pesquisas de opinião realizadas na última década mostram que a segurança está entre as três principais preocupações dos brasileiros. "Nosso modelo de segurança pública não vem dando certo e custa caro. O shopping center virou nossa área de lazer. Quem pode pagar, mora em condomínios fechados e já não andamos na rua depois de um determinado horário."



Programação - Após a cerimônia de abertura, a secretária executiva da 1ª Conseg, Fernanda dos Anjos, detalhou as propostas do evento aos participantes, que puderam esclarecer dúvidas sobre o processo participativo. À tarde, foram criados grupos de trabalho para aprofundar o debate sobre temas como a prevenção social do crime, a valorização dos profissionais da área e o controle social nas políticas do setor.



Fonte: Ministério da Justiça

Vídeo: Paraná Educativa


O diretor do Depen, Airton Michels, concedeu entrevista ao jornal Gazeta do Povo (edição do dia 17.07) e declarou: "O sistema prisional está na pré-história"


Acesse a entrevista na íntegra: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=906490&tit=Sistema-prisional-esta-na-pre-historia



0 comentários:

Postar um comentário