sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Índice de homicídios dolosos cai 8,96% no Paraná até setembro

Segurança


O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) caiu 8,96% no Paraná até setembro, em comparação com os nove meses do ano anterior. O relatório estatístico divulgado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública mostra também redução no número de homicídios culposos de trânsito, que tiveram queda de 3,32%, e de roubos consumados, de 7,08%.

Na comparação entre os terceiros trimestres, deste e do ano passado, o número de homicídios apresentou alta de 8,2%. Em relação ao segundo trimestre deste ano o aumento foi de 3,7%. “A secretaria está acompanhando a evolução desses números, para que ações efetivas sejam desenvolvidas. Em breve, teremos mais policiais nas ruas para dar uma resposta à população, que precisa se sentir segura”, comentou o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.

O secretário afirmou que os números orientam as ações da secretaria e são públicos. “Não são estatísticas absolutamente positivas, embora demonstrem sensível melhora com relação ao ano anterior. Temos compromisso com a transparência e esses números estão disponíveis para quem quiser consultá-los”. As tabelas podem ser acessadas pelo site www.seguranca.pr.gov.br, no link Gestão de Segurança/Estatísticas.

Em números absolutos, foram registrados 752 assassinatos no último trimestre, 51,7% (389) em Curitiba e região metropolitana. O percentual de ocorrências na região motivou a criação do 22º Batalhão da Região Metropolitana de Curitiba, que dividirá a área com o 17º Batalhão da Polícia Militar. A nova unidade entrará em funcionamento assim que os 2 mil policiais militares aprovados no concurso de 2009 ingressem na corporação. A contratação dos candidatos foi determinada pelo governador Beto Richa no começo do mês.

Já foram nomeados 694 policiais civis, que devem ingressar na instituição até o começo do mês que vem, quando terminam os procedimentos burocráticos. Eles irão para as delegacias, auxiliar nos serviços administrativos, até cursarem a Escola Superior de Polícia Civil.

MEDIDAS – As contratações de policiais, assim como a criação de um batalhão de fronteira na região Oeste do Estado; uma base área do Grupamento Aéreo (Graer), com instalação em Foz do Iguaçu, região Oeste; além de estruturar e dar início às atividades do Comando Regional da Polícia Militar de Cascavel, Oeste; são medidas de segurança pública incluídas no programa Paraná Seguro, apresentado pelo governador em agosto.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, pelo menos 500 dos novos policiais militares receberão um treinamento especializado para atuar na região da tríplice fronteira. “Pretendemos montar um cinturão de segurança, envolvendo os municípios do Oeste do Estado. Entendemos que o tráfico de drogas e o contrabando de armas nesses locais fazem com que os números da criminalidade sejam mais expressivos, mas vamos trabalhar para eliminar esse quadro”, enfatiza.

Nos homicídios dolosos não são computados confrontos com vítimas fatais, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e suicídios, por causa da tipificação no Código Penal. Todos os dados apresentados no relatório estatístico criminal do terceiro trimestre deste ano, assim dos últimos levantamentos, são referentes às 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) em todo o Estado.

INTERIOR – Embora a capital tenha registrado aumento, por exemplo, em casos de furtos e roubos, os municípios do interior atingiram números menores ao se comparar o terceiro trimestre de 2010 com o mesmo período deste ano. O crime de furto teve queda de 9,95%, enquanto que o de roubo caiu 29,51%.

O município de União da Vitória, Sudeste do Paraná, registrou no terceiro trimestre de 2010 oito casos de homicídios dolosos, enquanto que no mesmo período deste ano foi registrado um assassinato. Seguindo a mesma linha e no mesmo período, Cascavel primeiro teve 57 casos e, no último trimestre, 44. Foz dos Iguaçu, que teve 47 homicídios dolosos no terceiro trimestre de 2010, teve 30 registros do mesmo crime no mesmo período deste ano.

A 10ª Aisp, que tem como principal município Francisco Beltrão, foi a que apresentou maior diferença entre os números de homicídios dolosos. Foram dois casos no terceiro trimestre do ano passado e 16 este ano, no mesmo período. Na comparação do período de nove meses, a variação é bem menor: foram registrados 33 casos de janeiro a setembro de 2010 e 39 no mesmo período deste ano.

Além das taxas de homicídio doloso, homicídio culposo no trânsito, furto e roubo, o relatório também traz os números detalhados sobre os crimes contra a pessoa, patrimônio e dignidade sexual, ameaça e administração pública. Os dados da criminalidade do Paraná são divulgados trimestralmente e por região no portal da Segurança Pública – http://www.seguranca.pr.gov.br/
 
Fonte: AEN
28/10/2011 15:52

0 comentários:

Postar um comentário