sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ressocialização: Renovação do Acordo de Cooperação LAR / PEF2



Nesta sexta-feira (14/10), representantes do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu participaram da Renovação do Acordo de Cooperação para ressocialização de detentos firmado pela COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LAR E A PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE FOZ DO IGUAÇU II. O acordo inicial havia sido firmado no dia 14 de setembro de 2010.

Na oportunidade foram ouvidos dois beneficiados do programa que estão trabalhando na Unidade Industrial de Aves, em Matelândia. Ronaldo Brísido passou pelo programa e atualmente é funcionário contratado há 4 meses. Aroldo Ribeiro Junior ainda cumpre pena e é um dos cerca de 40 detentos que trabalham na unidade de aves. Ambos ressaltaram a importância do programa e agradeceram a oportunidade.

O diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), Maurício Kuehne, destacou a importância da iniciativa e do bom exemplo que deve ser seguido por outras empresas no estado e no país. “O olhar diferenciado para o ser humano que está privado de liberdade é o que se busca. Trabalhemos para que mais tenham essa oportunidade.”

Por sua vez, o diretor da PEF 2, Rodrigo Pereira, ressaltou que ainda há obstáculos a serem superados, os quais devem ser vistos como desafios a serem vencidos. “Enfrentamos preconceito e descrença, mas agora estamos usufruindo dos benefícios e os resultados positivos.”

Desde o início da parceria, vem-se mantendo a média de 40 vagas ocupadas por detentos. Neste período, cinco já cumpriram suas penas e foram contratados pela Cooperativa Lar.  Além dos direitos trabalhistas, os trabalhadores recebem os salários, alimentação, uniformes, assistência médica e psicológica. Vários familiares de detentos também estão aproveitando a oportunidade e são funcionários da unidade de aves. Além de ser uma fonte de renda, é a possibilidade de estarem mais próximos. São pais que podem ver seus filhos e esposas que ficam próximas dos maridos, por exemplo.
Para o diretor presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, a experiência de auxiliar na ressocialização de presos e fazer parte dos programas do governo neste sentido tem sido significativa. “Se a sociedade não der uma oportunidade, esses egressos do sistema prisional poderão voltar ao crime por falta de oportunidade" apontou adiantando que se está estudando dobrar o número de vagas para os presos nas unidades prisionais da região.

 Da esquerda para a direita: deputado estadual Reni Pereira; representante do DEPEN-PR, Dr. Flávio Lopes Buchmannç diretor do DEPEN-PR, Dr. Maurício Kuehne; diretor-presidente da LAR, Irineo da Costa Rodrigues; diretor da PEF 2, Rodrigo Pereira. 

O ex-detento Ronaldo Brisidio passou pelo projeto e há quatro meses é funcionário contratado como supervisor do setor em que trabalha. Aroldo RIbeiro Junior - detento que está cumprindo pena e trabalha na LAR.

 Felicitação pela assinatura do Termo: Irineo e Dr. Maurício.


Irineo da Costa Rodrigues (diretor-presidente da LAR), Dra. Luciane Ferreira (presidente do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu), Ronaldo Brisidio, Rodrigo Pereira, Aroldo Ribeiro Junior,  Dr. Maurício Kuehne, Claudia Elyeser, (voluntária do Conselho da Comunidade) e João Victor Toschiaki Ferreira Fujimoto (diretor da PEF 1).


Texto: Luciane Ferreira e Fabiula Wurmeister, com assessoria
Fotos: Luciane Ferreira / Joy Butler

0 comentários:

Postar um comentário