quarta-feira, 18 de abril de 2012

Presos do semiaberto de Piraquara produzirão blocos para casas populares

Presos do regime semiaberto da Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, vão produzir blocos de concreto e de PVC destinados à construção de casas populares no Paraná. Em contrapartida, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) auxiliará na construção de seis minicolônias no complexo penitenciário em Piraquara.

A parceria foi firmada entre a Cohapar – responsável pelo programa Morar Bem Paraná – e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Esta semana, a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, e o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, vistoriaram a área onde serão construídas as minicolônias.

Cada unidade terá alojamentos coletivos para 100 presos, salas de aula e refeitório. Também é previsto um barracão industrial, onde poderão se instalar empresas interessadas em utilizar a mão de obra dos cerca de 1.500 presos do regime semiaberto.

PARCEIROS – Para o presidente da Cohapar, a parceria beneficia a todos, especialmente aos presos, que obtêm redução de um dia da pena a cada três trabalhados dias e se especializam em um ofício. “Pretendemos ampliar a ação conjunta cada vez mais, ajudando estas pessoas a recuperarem a dignidade e a se qualificar em uma área com escassez de mão de obra, que é a construção civil”, afirmou.

“Trabalhamos em parceria na construção de conjuntos habitacionais nos municípios de Jesuítas e Lapa. Agora estamos ampliando essa iniciativa, que tem trazido resultados significativos”, disse a secretária da Justiça.

A parceria com a Cohapar faz parte das metas da Secretaria da Justiça de fazer com que 100% dos presos do sistema penitenciário trabalhem e estudem. “Estamos procurando oferecer todas as oportunidades para que nossos custodiados tenham condições de voltar ao convívio na sociedade da melhor forma possível”, destacou a secretária.
Áudio:


 

0 comentários:

Postar um comentário