quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Justiça interdita cadeia da delegacia da Polícia Civil em Foz do Iguaçu

Determinação da Corregedoria dos Presídios atende pedido do MP. Segundo a promotoria, local não tem condições de abrigar detentos.
 

Presos da carceragem da Polícia Civil em Foz do Iguaçu começam a ser transferidos para a cadeia pública (Foto: Reprodução / RPC TV)


 
Presos da carceragem da PC em Foz começaram a ser  transferidos no dia 11 (Foto: Reprodução / RPC TV)
 
A juíza da Corregedoria dos Presídios, Juliana Zanin, determinou na manhã desta quarta-feira (18) a interdição da carceragem da delegacia da Polícia Civil em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério Público, que aponta a falta de condições do local para abrigar detentos. O prazo para a transferência dos presos para a Cadeia Pública Laudemir Neves é de 48 horas. A carceragem só poderá receber temporariamente novos presos nos fins de semana e depois das 17h.

Alguns dos presos estão na carceragem há quase 90 dias, sem visitas e sem banho de sol. No dia 11, também por ordem da justiça, cerca de 30 detentos foram transferidos para a cadeia conforme determina a resolução 419 da Secretaria de Estado da Justiça (Seju), publicada em outubro. O local projetado para abrigar 15 pessoas, está atualmente com outros 30 homens e uma mulher.

Para que as vagas pudessem ser disponibilizadas, a Vara de Execuções Penais (VEP) concedeu prisão domiciliar a mais de 100 detentos das unidades prisionais de Foz do Iguaçu que estavam cumprindo pena em regime semiaberto.

O problema vinha sendo acompanhado pelo Sindicato dos Policiais Civis, que no dia 4 de dezembro autuou o delegado por causa da superlotação e das más condições da carceragem. Na dia 10, representantes da comissão de Direitos Humanos da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também fizeram uma vistoria no local.

Fonte e Foto: Do G1 PR, em Foz do Iguaçu

0 comentários:

Postar um comentário