quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bom Exemplo: :internas realizam exames e recebem tratamento adequado

Humanização
Médica atende e comunica resultados à internas
Internas são medicadas na unidade

Palestras levam conhecimento de higiêne e cuidados com a saúde

Todos os anos a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor, realiza no Presídio Feminino o evento Bem Mulher. Na oportunidade que é direcionada a realização de palestras informativas de interesse feminino, que incluem principalmente saúde, são realizados exames de grande importância para o universo feminino. Nesse sentido, a Sejuc já entregou este ano, o resultado dos exames preventivos realizados com as internas do sistema prisional sergipano. De imedato, após a entrega dos exames, foram iniciados os tratamentos especifícios com as mulheres.

Para a realização do tratamento inicial, a Sejuc contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, além da Secretaria Estadual de Saúde. As mulheres foram cadastradas e aquelas que apresentaram algum problema de saúde receberam o tratamento adequado. Os trabalhos foram supervisionados pelo Cooedenador de Saúde do sistema prisional, Tiago Rodrigues, diretor do Hospital de Custódia, pela coordenadora da Atenção Básica de Sergipe, Rosana Apolônio Reis e pela diretora do Prefem Lilia Mello.

A médica que atende ao Prefem realizou consultas e comunicou as internas acometidas de problemas de saúde que deveriam receber bem o tratamento a fim de obter a cura e dar continuidade a uma vida mais saúdável, em uma preparação para o retorno a vida social, quando estiverem em liberdade. Os medicamentos utilizados foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado e para a aplçicação dos medicamentos as internas contaram com pessoal especializado. Para os casos mais graves está se realizando encaminhamento para centros de especialização em Aracaju.

Para a diretora do presídio esse é, sem dúvida, um grande passo para que as internas recebam um tratamento humanizado, o que hoje já dispõe, por estarem em um presídio novo, que lhes oferece, salas de aula, oficinas de costura, gabinete odontológico, enfermaria, capela, além de berçário, onde as mães podem cuidar de seus filhos até o sexto-mês com dignidade. Atividades como essa são desenvolvidas periódicamento no presídio, além da realização de comemorações em datas festivas e culturais a fim de que as internas não percam o contato com o mundo externo.


Direitos respeitados

Além da questão saúde, as internas tem recebido apoio em diversas áreas. Entre elas a revisão de penas que aconteceu no mês passado, quando a Defensoria Pública do Estado esteve no Prefem e realizou um mutirão com o objetivo de rever processos, auxiliar e informar as internas de seus direitos. As ações fazem parte da determinação do secretário Benedito de Figueiredo de que todos os internos do sistema prisional tenham acesso a informação, educação e profissionalização

Fonte e Foto: SEJUC

0 comentários:

Postar um comentário