sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bom Exemplo: Projeto Sala de Cordas


Animação e muita expectativa compuseram o último ensaio das internas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), para a abertura do Festival Internacional de Música do Pará, realizado pela Fundação Carlos Gomes. O projeto “Sala de Cordas”, desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), através do Núcleo de Reinserção Social, tem demonstrado ser possível, usar o poder da música como ferramenta de ressocialização.

Mais de 40 recuperandas já passaram pelo projeto e revelaram seu talento através da música e dança. Atualmente o curso conta com 22 internas que farão uma participação especial no festival com repertório paraense. As aulas e os ensaios acontecem em um espaço dedicado exclusivamente para educação musical e são comandados pelos professores Gil Barata, Iran Tchackal e Adriene Valentim. A interna E.L.S, acredita que o contato com a música e com os professores é uma forma de criar novas perspectivas de vida. “A música e a dança representam liberdade, o projeto recupera as minhas esperanças", destacou.

Gil Barata, um dos professores de violão, acredita que a participação das internas no festival é uma oportunidade de valorizar a atuação delas nesse projeto de ressocialização. “É gratificante, pois é uma forma de humanizar o ambiente no cárcere”, ressaltou.

Para a diretora da casa penal, Lígia Cypriano, além da apresentação musical das detentas, o público poderá conhecer um pouco do trabalho desenvolvido dentro da casa penal. “A música alivia a tensão no cárcere, além de ser uma nova oportunidade profissional”, garantiu. O Superintendente da Susipe, Major Francisco Bernardes, ressaltou que o objetivo é mudar o conceito de unidade prisional que existe. Uma das maiores preocupações de sua gestão é proporcionar o máximo de oportunidades através da educação e atividades de formação profissional para as recuperandas. “É preciso investir nas pessoas, pois essa é uma forma de mostrar que elas são importantes para nós”, declarou.

A apresentação das internas do CRF no Festival Internacional de Música do Pará, irá acontecer no próximo domingo, 21, às 11h da manhã na Praça Batista Campos. Com entrada franca.


Fonte e Foto: Ascom Susipe
ANTENOR FILHO
Assessor de Comunicação Social
Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará
Rua Santo Antonio s/nº - Campina - Belém Pará
(91) 3222 6436 ou (91) 8122-5456

0 comentários:

Postar um comentário