quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conselho da Comunidade jarrecadou mais de 300 livros p/ Cadeia Pública

Projeto Remição com Educação

Desde que teve início, no dia 1º de agosto, a Campanha de Arrecadação de Livros, desenvolvida pelo Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu e Projeto Ame (Apoio à mulher encarcerada), já arrecadou mais de 300 obras que irão compor o acervo da biblioteca na Cadeia Pública Laudemir Neves.

A meta do conselho é chegar até o final do ano com a arrecadação de mil livros que serão destinados aos 400 detentos que cumprem pena na unidade.

Até o final da campanha o conselho espera arrecadar três mil livros.

"Esperamos atingir três mil livros para que possamos catalogar, comprar as estantes e entregar uma pequena biblioteca à unidade. Neste momento estamos pedindo o apoio das empresas na divulgação da campanha e também na montagem de postos de arrecadação", explicou presidente do Conselho e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Luciane Ferreira.

De acordo com ela, o órgão também solicitou ao Ministério das Relações Culturais do Paraguai o encaminhamento de livros em língua espanhola para os mais de 90 detentos paraguaios. "O pedido de Bíblias (em português ou espanhol) também é muito comum", lembrou a presidente.

Um dos pontos altos da arrecadação aconteceu durante o 4º Salão Internacional do Livro, realizado de 4 a 14 de agosto na Praça do Mitre, quando centenas de livros foram entregues ao projeto.

"A participação dos próprios autores de Foz ajudou a fortalecer a campanha. Eles não só fizeram a doação das obras como divulgaram o projeto", comentou.

Atualmente, três pontos foram montados para arrecadação; na faculdade Uniamérica, na empresa Panorama e no Conselho da Comunidade, no 2º andar do Fórum Estadual de Justiça, na Avenida Pedro Basso, 1001 - Jd Polo Centro. No Conselho, os livros podem ser entregues das 12h às 18 horas. "Quem preferir pode fazer contato pelo telefone com o órgão, que nós iremos até o local buscar a doação", lembrou Luciane.


Higiene


Outra campanha desenvolvida pelo Conselho da Comunidade é a arrecadação de kits de higiene para presos e presas da Cadeia Pública.

Mensalmente, o órgão faz a entrega de kits contendo escova de dentes, tubo de creme dental, rolos de papel higiênico, sabonetes e absorventes. A população interessada em ajudar pode fazer a entrega dos materiais no próprio órgão, com sede no Fórum de Justiça. Para mais informações: (45) 3026-1645 ou (45) 3522-3212.

Fonte: A Gazeta do Iguaçu
Edição: 6941 - 25 de Agosto de 2011
Texto: Thays Petters

0 comentários:

Postar um comentário