sexta-feira, 12 de agosto de 2011

13 de Agosto: Dia do Encarcerado


 No dia 13 de agosto celebra-se em todo o Brasil o Dia do Encarcerado. Data criada pelo Ministério da Justiça, para promover o debate acerca da pessoa e do sistema carcerário. A intenção também é de envolver a sociedade, de modo a diminuir o sentimento de vingança que recai sobre a população encarcerada.Bem como para promover a reflexão sobre o sistema prisional brasileiro, que tem como uma das principais funções a ressocialização.


Em Curitiba

O Centro de Ressocialização de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (CRAF), que investe na educação, qualificação profissional e oferta de trabalho as internas, irá lembrar a data com atividades dirigidas às 139 internas sob sua custódia. Além de assistirem a apresentações de grupos de dança de hip hop e de street dance e de uma peça de teatro, e elas farão a primeira apresentação do Coral Águias News, formado por 24 internas.

O CRAF faz parte da estrutura do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e é a única unidade de regime semiaberto feminino do Estado.


Em Londrina

Nesse ano, além de uma programação junto aos encarcerados a Pastoral Carcerária Arquidiocesana lança uma campanha publicitária. O objetivo principal é chamar atenção de toda a sociedade da região de Londrina para refletir sobre a nossa realidade prisional. É possível perceber que o sistema carcerário atualmente não consegue cumprir seu papel de ressocializar o detento e que as cadeias são vistas como verdadeiras “escolas do crime”. A campanha publicitária focará justamente a responsabilidade de cada cidadão nesse processo de ressocialização. O tema da campanha publicitária será “Quando você para de dizer não, tudo muda. Dê nova chance”. O objetivo é convocar toda a população, juntamente com as instituições públicas e privadas, além de autoridades governamentais. Através da campanha, será apresentada a Pastoral Carcerária como um meio próximo dos encarcerados, pedindo o suporte para a realização de atividades que contribuam para ressocialização dos detentos. A campanha será veiculada nas rádios e nas redes de TV locais, com lançamento previsto para o dia 23 de agosto, às 9 horas, em entrevista coletiva para a imprensa, dentro da Semana do Encarcerado.

Em Foz

A Pastoral Carcerária realizou no dia 09 de Agosto um celebração Eucarística na Cadeia Pública Laudemir Neves, onde o tema foi refletido com as presas.


Fonte: AEN

0 comentários:

Postar um comentário