domingo, 16 de março de 2014

Projeto Criando Cidadania através da Profissionalização - novas turmas formadas: pedreiro de alvenaria e armador de ferro


Turma de pedreiro de forma

Na manhã desta sexta-feira (14), egressos e pessoas em estado de vulnerabilidade social, receberam os certificados de conclusão do curso de qualificação de mão de obra de pedreiro de alvenaria e de armador de ferro. 

Turma de armador de ferro
Foram 43 formandos da quinta  e sexta turma realizado pelo Senai através do convênio com o Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu, em parceira com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Consórcio Mendes Júnior e Shaimm,SENAI  e Conselho da Comunidade na Execução Penal.


O Conselho da Comunidade é parceiro desta iniciativa do Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu realizado por meio do "Projeto Criando Cidadania através da Profissionalização", criado internamente no Conselho para proporcionar aos presos, egressos e familiares o retorno ao mercado de trabalho. Nesta parceria o Conselho viabilizou os recursos financeiros para a aquisição dos vales-transporte dos alunos.

Na avaliação da Secretária de Assistência Social Claudia Pereira, “não adianta a pessoa fazer um curso, receber um certificado e não chegar ao objetivo que é o emprego. Nossa meta é que os empregos sejam formais no nosso município. O trabalho da Secretaria de Assistência Social através do Patronato Municipal é de trazer esses egressos para a formação, a fim de inseri-los no mercado de trabalho. Observamos que estas pessoas desejam dar uma guinada na sua vida, mudar o rumo. Elas vêm com essa garra e com muita determinação”, destacou a secretária.






A Diretora Geral do Patronato, e também presidente do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu,  Luciane Ferreira disse que, “a conclusão do curso de qualificação de carpinteiro de forma, não é só uma vitória, é a construção de um objetivo, da conquista de autonomia financeira”, salientou. Acrescentou ainda que todos os alunos são acompanhados posteriormente pela equipe do Patronato e que o sucesso do programa se deve as parcerias. 

Na visão do Diretor Técnico do Patronato Penitenciário Municipal Alexandre Calixto, a conclusão do curso é fato determinante na vida de egressos e vulneráveis. Estabelece um divisor de águas. O programa oportuniza uma mudança real de vida, a partir de uma qualificação e também de um trabalho garantido. Onde eles terão salário, vale refeição, vale transporte, café da manhã e almoço. “Anteriormente a pessoa estava vivendo numa condição vulnerável, e agora tem um trabalho fixo, salário todo mês. Uma segurança que antes não tinha”, disse Calixto.



Eduardo Rodrigues de 21 anos, fez o curso de armador, “achei essa oportunidade excelente, já havia trabalhado com jardinagem e servente de pedreiro, me sai bem no curso, e trabalhar nesta obra da UNILA tem um grande significado para mim”, concluiu o formando. Uma das formandas mais animadas, Saionara Ferreira, tem 32 anos, já fez curso de auxiliar de cozinha, mas viu no curso de armadora de ferro, uma grande chance de mudar de profissão, “mesmo sendo mulher, o curso foi super  tranquilo, gostei muito”.

Os alunos que mais se destacaram, ganharam de presente um kit profissional, Pedro David Velásquez, foi um deles, fez o curso de pedreiro de alvenaria, “aprendemos bem mais do que esperava, na verdade qualifiquei o que já sabia nessa área, o mercado hoje busca um profissional diferenciado, e esse curso faz toda a diferença”




O Engenheiro Coordenador do Consórcio Mendes Junior Eduardo Braga de Oliveira deu as boas vindas aos formandos e destacou a importância de cada um se dedicar para crescer na empresa. “É muito gratificante participar dessa parceria e poder contribuir para formação e capacitação da mão de obra, oportunizar emprego a essas pessoas que buscam uma mudança de vida. E, a continuidade do programa, confere o caminho certo que estamos fazendo”, disse. E desejou que todos fossem muito felizes com o novo trabalho. 


Após a conclusão do curso, todos os formados terão a carteira de trabalho assinada pelo Consórcio Mendes Junior e Schahin e vão trabalhar nas obras da sede da UNILA.  Outros 76 alunos egressos receberam ertificação de conclusão do curso de Carpinteiro de Forma em 2013. No total já foram encaminhados para a empresa 119 assistidos.

Fonte e Fotos: Conselho da Comunidade com AMN



 



















0 comentários:

Postar um comentário