quinta-feira, 25 de abril de 2013

III Seminário Macro Regional da População Negra

 
 
O Conselho da Comunidade de Foz atendendo convite da secretaria Estadual de Saúde participou do III Seminário Macro Regional da População Negra dia 23 de abril de 2013 no hotel Foz de Iguaçu, promovido SESA e 9º regional de Saúde.

Contou com a participação dos gestores de saúde da Região, representantes da SESA e integrantes do Quilombo APEPEU de São Miguel do Iguaçu que apresentou a sua história. Este seminário faz parte das ações do SUS que a SESA está implementando em todo o estado, buscando fazer cumprir o artigo 196 da CF que diz que a “SAÚDE E DIREITOS DE TODOS E DEVER DO ESTADO.

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma resposta do Ministério da Saúde às desigualdades em saúde que acometem esta população e o reconhecimento de que as suas condições de vida resultam de injustos processos sociais, culturais e econômicos presentes na historia do País.

 A história da população negra foi construída sobre as bases da desigualdade, reservou para a população negra o lugar das classes sociais mais pobres e de condição mais precárias. Apesar da abolição oficial da escravatura dos povos Africanos e seus descendente, não há como negar que persiste ainda hoje, na nossa sociedade, um racismo silencioso e não declarado.

O seminário foi abrilhantado com a palestrante presidente da Rede Mulheres Negras do Paraná Heliana Hemeterio dos Santos que trouxe as seguintes informações: racismo institucional, a população do Paraná é de 10 milhões de habitantes sendo que 2 milhões de habitantes são negros, dados relevantes com relação a saúde da população negra, maior índice de mortes, por eclâmpsia, diabetes, hipertensão, doença falsiforme e causas externas, acidentes e violência são maiores na população negra.

Outro tema muito importante que foi tratado foi o sobre o acolhimento o acolhimento está presente em todas as relações e os encontro que fazemos na vida, mesmo quando pouco dele. Entretanto, temos de admitir que parece ter ficado difícil exercer e afirmar o acolhimento em nossas práticas cotidianas. Acolhimento e postura ética que implica na escuta. Acolher é dar acolhida, admitir aceita o outro como ele é.

Fonte e Foto: Nila Leite


0 comentários:

Postar um comentário