sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulheres iguaçuenses são homenageadas na Câmara

De autoria da vereadora Nanci Rafain Andreola, evento contou com apresentação do Coral Municipal e palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Dezenas de iguaçuenses participaram na tarde de ontem (3) de um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado na próxima terça-feira (8). De autoria da vereadora Nanci Rafain Andreola, o encontro reuniu pelo menos 150 mulheres na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.

A comemoração teve início às 17 horas, com a apresentação do Coral Municipal. Em seguida, as mulheres acompanharam uma palestra ministrada pela Advogada e Presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penale  e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Luciane Ferreira.

Presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penale  e da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Luciane Ferreira

Com o tema "Das liberdades e prisões da mulher moderna", Luciane abordou o histórico da mulher desde os tempos de Eva, aos dias atuais, lembrando também o surgimento do Dia Internacional da Mulher, em homenagem as 129 operárias que morreram queimadas dentro de uma fábrica têxtil nos Estados Unidos, após a mobilização de uma greve trabalhista.

A advogada falou ainda sobre a Lei Maria da Penha, que segundo ela, não cumpre com a determinação de proteger a mulher. A situação da Cadeia Publica Laudemir Neves e as condições em que vivem as 140 presas também foram assuntos da palestra. Segundo a presidente do conselho, o tema precisa ser levado a todos os setores da sociedade, por se tratar de uma questão que envolve o cumprimento da Lei de Direitos Humanos.

Para a vereadora Nanci Rafain Andreola, além de homenagear as mulheres, o evento teve como objetivo criar o diálogo e a troca de ideias. "Há seis anos realizamos este evento, e desta vez optei em convidar a dra. Luciane pelo brilhante trabalho que ela vem realizando na comunidade. É importante que ela aborde este tema (situação da cadeia pública) para mostrar o outro lado. É importante também para reforçar a campanha de doação de kits de higiene que o conselho repassa às presas", comentou.

Segundo ela, ainda que singela, a homenagem ao Dia Internacional da Mulher deve ser mantida nos próximos anos. "É apenas uma forma de demonstrar o valor da mulher iguaçuense", concluiu.

Ao final do evento, foram sorteados brindes entre as participantes.


Fonte e Foto : A Gazeta do Iguaçu
Edição: 6798 - 04 de Março de 2011
Thays Petters - Reportagem

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns!!!

Postar um comentário