quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cense Foz do Iguaçu promove exposição fotográfica


Nesta quarta-feira (21), o Centro de Socioeducação (Cense) de Foz do Iguaçu realizou a solenidade de abertura da 1ª Exposição Fotográfica dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas internas na unidade.

O evento ocorreu no auditório da Fundação Cultural e teve a participação do Quarteto de Cordas e da Orquestra da Fundação Cultural do município.

A proposta inicial foi de trazer aos adolescentes, a fotografia contemporânea para que eles pudessem se enxergar através da visão do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. O artista é reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar.


“Nós desenvolvemos os trabalhos a partir da construção da cor, já que Sebastião Salgado faz uma leitura da foto em preto e branco. Paralelo a isso, surgiu a ideia de uma avaliação dos funcionários da unidade do Cense de Foz, que resolveram tornar esses trabalhos em exposição”, conta o professor da unidade responsável pelo projeto, Aristóteles Silveira Sousa.

O professor intitula essa exposição como ‘Sebastião Salgado aos Olhos do Adolescente’. “Estamos divulgando, levando para a sociedade, o trabalho de 32 alunos, que produziram esse material no período de aula dentro do Cense”, enfatizou Sousa. A exposição na Fundação Cultural permanecerá por um mês aberta à comunidade iguaçuense.


O Cense, há 13 anos em Foz do Iguaçu, abriga adolescentes na faixa etária entre 12 a 18 anos, que estão cumprindo sentenças judiciais de internação. Hoje, a unidade abriga em média 110 adolescentes com regime de internação e semi-liberdade, mantida pelo estado, parceria da prefeitura e outros órgãos.

O ineditismo também fica por conta da primeira rádio escola em uma unidade do Cense. “Esse projeto existe há cinco anos na unidade de Foz, dando condições para que eles exerçam uma leitura melhor e interesse para o estudo.Toda a programação da rádio é elaborada e e executada por eles, sob a minha supervisão”, explicou o coordenador e idealizador da Rádio Interativa, Valdomiro Gomes.

“Gostaria que a população viesse conhecer os trabalhos desses adolescentes com potencial de convívio na sociedade, após esse momento de internação”, convocou o diretor do Cense, Vandir da Silva Soares.



Fonte: AMN
Fotos: Tonico Lopes e Rosemary Navrosky/AMN

0 comentários:

Postar um comentário