terça-feira, 13 de setembro de 2011

Termina a rebelião na Casa de Custódia de Maringá

Justiça


Terminou no final da manhã desta terça-feira (13) a rebelião na Casa de Custódia de Maringá, que durou menos de 24 horas. A negociação da Polícia Militar do Paraná com o líder do movimento, Mayco de Souza Moretti (conhecido como "Guerreiro"), resultou na transferência de 23 presos, incluindo o próprio Mayco. Eles serão remanejados para o Centro de Operações e Triagem, em Curitiba.

Os rebelados reivindicavam a transferência de 31 detentos para diversas unidades penais do Paraná (especialmente Londrina e Foz do Iguaçu), e de outros estados, como São Paulo. O acordo firmado, no entanto, prevê que oito deles permanecerão na Casa de Custódia e os outros serão enviados para Curitiba, para análise futura da viabilidade de novo remanejamento.

O agente penitenciário Paulo Arruda, que foi mantido refém, já está em casa, sem nenhum ferimento. O único ferido foi um preso que tentou fugir. Ele recebeu um tiro no ombro e passa bem.

Segundo a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, que acompanhou as negociações desde a noite de segunda-feira (12), o motivo da rebelião foi uma tentativa de fuga. “Será instaurada uma comissão de sindicância para apurar duas denúncias de alguns presos, sobre problemas com a alimentação e maus tratos por parte de agentes penitenciários”, afirmou a secretária.

VISTORIA – Cerca de 80% das camas, colchões e portas das 150 celas da Casa de Custódia de Maringá foram destruídos na rebelião. A informação é do diretor do Departamento Penitenciário do Paraná, Maurício Kuehne, que acompanhou as negociações com os presos.



Nesta quarta-feira (14), será concluída a vistoria técnica da parte estrutural do prédio para, em seguida, começarem os trabalhos de recuperação da unidade penal, a fim de que a rotina seja normalizada. Para isso, nos próximos dias haverá o remanejamento de parte dos presos para outras unidades, de acordo com um levantamento que está sendo realizado. “Temos mais de 100 presos do regime semi-aberto que poderão deixar a Casa de Custódia de Maringá agora”, informa o diretor do Depen.

TRANSFERIDOS – Os presos transferidos para Curitiba são: Acácio Franguecélio da Silva, Alessandro dos Santos Rodrigues, Alex Rodrigues Nunes, Anderson Aparecido da Silva, Cláudio Eduardo Fernandes de Souza, Cláudio Gerônimo de Souza, Davi Guedes Messiano da Silva, Edinelson da Costa, Fábio Soares Ferreira, Fábio Wellington Mancini, Iago Silva Miguel, Israel André Roncalho, João César Cabral Santos, Joemerson de Oliveira, José Antônio Olmedo, Lício de Souza Schmitz, Mayco de Souza Morette, Rômulo Pedro Pereira, Ronaldo de Oliveira Merquires, Sander Marcos de Moraes, Simião Bernardes de Oliveira, Valdecir Ferreira e Willian Oliveira da Silva.

Fonte: AEN
Fotos:  Camera Rec e Radar da Notícia
13/09/2011 14:30

0 comentários:

Postar um comentário