quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Mutirão da Justiça pretende libertar 440 presos da Grande Curitiba


SISTEMA PRISIONAL
 

Mutirão da Justiça pretende libertar 440 presos da Grande Curitiba

 

Todos os detentos já cumpriram parte da pena e apresentaram bom comportamento, segundo o TJ

 
  • Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) começou nesta quarta-feira (12) um mutirão que pretende soltar 441 detentos do sistema prisional de Curitiba e região metropolitana. São 59 mulheres e 382 homens que já cumpriram parte da pena e tiveram bom comportamento. Ação termina na sexta-feira (15).
    O juiz da segunda vara de execuções penais, Moacir Antônio Dala Costa, conta que há cerca de 20 dias o TJ começou a analisar a situação dos presos de todas as delegacias da Grande Curitiba, além de casas de custódia e presídios. Depois desse levantamento, foi verificado que muitos tinham condições de sair em liberdade condicional ou passar para regime aberto.
“Para ser liberado, o preso tem que ter cumprido parte da pena. Se for um crime comum, precisa ter cumprido um sexto da pena, se for crime hediondo, pelo menos dois quintos”, explicou o juiz.
O mutirão acontece na Penitenciária de Piraquara, de onde devem sair aproximadamente 300 presos. “Não é simplesmente colocar essas pessoas para fora. Conversamos com cada um deles, falamos sobre o benefício que eles estão recebendo, com a condição de trabalhar e estudar”, disse Dala Costa. Segundo o juiz, há 980 empresas cadastradas na vara de execuções penais que se dispuseram a aceitar ex-presidiários para trabalhar com carteira assinada.
A ação faz parte do Mutirão Justiça no Bairro. Uma equipe do TJ também está na penitenciária para prestar serviços às famílias dos detentos, como reconhecimento de paternidade e de união estável, e emissão de documentos.


Fonte: Gazeta do Povo
PATRICIA PEREIRA

0 comentários:

Postar um comentário