sábado, 14 de julho de 2012

Projeto da Penitenciária de PG concorre a prêmio Nacional


Justiça

Projeto da Penitenciária de Ponta Grossa concorre a prêmio nacional - 13/07/2012 12:03

A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, unidade de regime fechado da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, está concorrendo à 9ª edição do Prêmio Innovare 2012, com o Projeto de Inclusão Digital. Desenvolvido há três meses, o projeto oferece aulas de informática básica para os presos, em parceria com o Instituto Mundo Melhor do município e com a Justiça Federal, que viabilizou a ideia com verbas do Sistema de Controle de Execuções Penais.

Até agora 40 presos já concluíram o curso e no fim deste mês mais 10 receberão o certificado de conclusão. A carga horária é de 40 horas, divididas em módulos de uma semana, com turmas de 10 participantes. A cada 12 horas de estudo, o preso tem direito a um dia de remição da pena. O projeto também acontece no Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa.

A inciativa de inscrever o projeto para concorrer ao prêmio Innovare foi do presidente da Associação Paranaense dos Juizes Federais, Antônio Cesar Bochenek.

Para os diretores da Penitenciária de Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira, e do CRAPG, Carlos Fernando Von Hoonholtz, a iniciativa tornou-se uma das principais ferramentas de inclusão social dos apenados. Segundo eles, o interesse dos internos pelos cursos e pela informática é tão grande que os dois estabelecimentos penais estão com fila de espera de alguns meses. “A informática é um instrumento de inclusão que serve não somente para a vida profissional como também para a vida pessoal dos apenados”, disse Silveira.

PRÊMIO – A 9ª edição Prêmio Innovare tem como tema “Desenvolvimento e Cidadania” e na premiação especial, “Justiça e Sustentabilidade”. A premiação acontecerá em dezembro, no Supremo Tribunal Federal-STF, em Brasília.

Em nove anos, foram premiadas mais de 40 práticas. O prêmio resultou também num banco de dados com mais de 2 mil iniciativas inscritas.

É uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, da Associação Nacional dos Defensores Públicos, da Associação dos Juízes Federais do Brasil, da Ordem dos Advogados do Brasil, e da Associação Nacional dos Procuradores da República.

Áudio:

0 comentários:

Postar um comentário