sábado, 14 de julho de 2012

Richa discute problemas de fronteira com governador argentino

Os governadores Beto Richa e Maurice Fabián Closs, da província argentina de Misiones, acertaram nesta sexta-feira (13), em Foz do Iguaçu, a formação de um grupo de trabalho para discutir ações estratégicas e sensibilizar as autoridades federais sobre os problemas da região de fronteira.

Richa disse que a integração entre o Brasil e Argentina, os estados do Paraná e de Santa Catarina e os municípios da região de fronteira é de vital importância para o desenvolvimento dos dois países e de toda a região. “A integração e o diálogo entre os estados somente será possível com o apoio das autoridades federais. Para isso será necessária a criação de uma agenda com reinvindicações e projetos de melhoria estrutural e funcional”, afirmou.

O governador lembrou que nos municípios de Santo Antônio do Sudoeste e Capanema as fronteiras são fechadas em determinado horário, o que impede a circulação de pessoas entre os municípios e cidades gêmeas. “Os governos do Paraná e da província de Misiones têm a boa vontade de realizar ações de integração para melhorar as relações comerciais, turísticas e de segurança na região de fronteira”, disse Richa. “Nós temos que sensibilizar as autoridades federais para tenham o mesmo entendimento das questões que aqui foram discutidas.”

Entre as questões discutidas no encontro estão assuntos relacionados ao livre acesso de pessoas entre os municípios fronteiriços, a falta de estrutura e de espaço nas aduanas, os entraves ambientais da região do Parque Nacional do Iguaçu e as relações comerciais entre os países que fazem parte da tríplice fronteira.

Segundo o governador de Misiones, Maurice Closs, o encontro com o governador do Paraná é um importante passo no sentido de elaborar um plano de ações integradas. “Estamos hoje aqui para discutir propostas que possam ser levadas às autoridades federais dos nossos países, no sentido de garantir a integração da região e possibilitar a implementação das propostas criadas a partir desse encontro”, afirmou.

Para o secretário estadual do Turismo, Faisal Saleh, deve existir mais integração entre os povos das regiões de fronteira. “Devemos elaborar uma carta de intenções para humanizar a linha de fronteira. Temos que proporcionar um ambiente mais receptivo e agradável para os moradores dos municípios que fazem fronteira com a Argentina e para as pessoas que frequentam a região”, disse.

MERCOSUL – O governador Beto Richa afirmou que as relações comerciais entre os países que integram o Mercosul não tiveram muitos avanços efetivos nos últimos anos. Ao comentar a exclusão do Paraguai do Mercosul, Beto Richa declarou que é contrário à intervenção do Brasil nas questões políticas do Paraguai. “O Paraguai sempre foi um bom parceiro do Brasil e eu acho uma temeridade excluir o país do Mercosul para colocar a Venezuela”, afirmou.

Segundo ele, a medida é um desrespeito às regras e à legislação do país vizinho, que legitimam o impeachment do presidente da República. “Não cabe ao Brasil desrespeitar essa decisão”, declarou.

SEGURANÇA – Em relação à região de fronteira, o governador Beto Richa lembrou que recentemente o ministro da Defesa, Celso Amorin, esteve na região e tomou conhecimento das dificuldades enfrentadas em razão da falta de investimentos dos últimos anos. O governador afirmou que as ações de segurança que dependem do Estado têm sido realizadas. Citou, entre elas, a ativação do Batalhão de Fronteira localizado em Marechal Cândido Rondon, a instalação de uma base descentralizada do Graer, com a presença permanente de um helicóptero na região, e a nomeação de novos policiais.

“Temos conhecimento das dificuldades da área de segurança na região da fronteira. Esperamos que o governo federal faça a sua parte, pois se trata de um fronteira internacional onde é imprescindível o apoio da União nas questões de segurança”, afirmou Beto.

ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS – Beto Richa também participou em Foz do Iguaçu do Encontro Mundial de Jovens, que reúne milhares de jovens do mundo inteiro para celebrar a paz e promover ações sociais, e do XXX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica, com 9 mil participantes.
Áudio:

0 comentários:

Postar um comentário