terça-feira, 29 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
CONVITE - Conselho Municipal dos Direito da Mulher - CMDM
A violência, de forma geral, é um fato gerador de inúmeros outros problemas sociais.
A violência contra a mulher é ainda mais impactante nas relações sociais pois, para muitos, a mulher é a base familiar, é o esteio onde se forma o indivíduo. Sem essa base, toda a família fica prejudicada.
A Lei Maria da Penha procura, dentre os seus objetivos, a erradicação desse tipo de violência. Tratando a mulher, a família também será tratada. Quando a mulher sofre uma agressão, os filhos também sofrem, a família está em perigo.
Neste ano, a Secretaria Nacional Especial de Políticas Públicas para as Mulheres – SPM fará a inauguração do Centro de Referência da Mulher, em Foz do Iguaçu, em parceria com os governos estadual e municipal.
Para que a Rede de Atendimento esteja preparada, convidamos esta instituição para apresentar seu trabalho no Encontro de Organização da Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência de Foz do Iguaçu.
Data: 1º. outubro de 2009 – quinta-feira
Horário: das 9 às 16h30
Local: Sede do Serviço Social do Comércio – SESC
Endereço: Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A de Itaipu – Foz do Iguaçu
Atenciosamente,
Teonilia Pereira Leite Neta
Presidenta do CMDM
Rosilene Beatriz Dezordi Link
Secretaria da A.Social
Postado por
Unknown
às
13:48
|
Marcadores:
Seminário de identificação da rede de atendimento à Mulher Vítima de Violência
|
0
comentários
domingo, 27 de setembro de 2009
Projeto de Orientação para a Liberdade
Penitencária Estadual de Foz do Iguaçu
Pelo Conselho, estiveram presentes a estagiária de Serviço Social, Aline Ramires, e de Sistemas de Informação, Willian Wurmeister, e a presidente e advogada Luciane Ferreira. Durante os esclarecimentos jurídicos, um capítulo especial aos detentos que estão na fase de transição do cumprimento da pena em regime semi-aberto para o aberto.
Além do CCFI, colaboram com o projeto o INSS e a Agência do Trabalhador.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Fórum Fraternidade e Segurança Pública
Hoje (23), reuniu-se a Equipe de Coordenação do Fórum Fraternidade e Segurança Pública nas dependências do salão social da Paróquia São João Batista para definir metodologia, cronograma e estratégias para envolver toda a comunidade regional neste importante debate.
O Fórum é um espaço de debate democrático de ideias, aprofundamento da reflexão, troca de experiências, formulação de propostas e articulação dos segmentos da sociedade civil organizada, poder público e ONGs. O Fórum se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, um caráter não governamental e não partidário.
A idéia é criar um instrumento de discussão permanente entre todos os setores da sociedade em torno do tema Segurança Pública, tendo como base os Princípios e Diretrizes (clique aqui), da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que aconteceu em Brasilia de 27 a 30 de Agosto.
A direção do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Foz do Iguaçu, participou da Conferência Estadual de Segurança Pública, organizou a Conferência Livre dentro do Centro de Detenção e Ressocialização e participou efetivamente na 1ª Conferência Nacional de Segurança Públia, em Brasília, e coloborará com o Fórum no que for pertinente, a fim de ampliar a discussão e o comprometimento das autoridades com o tema.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Conferência Livre de Comunicação - VAMOS PARTICIPAR!!!!!
O Conselho da Comunidade na Execução Penal de Foz do Iguaçu, como sociedade civil, tem o compromisso de participar destas discussões e juntamente com os profissionais da área de comunicação buscar alternativas para democratizar a comunicação, somente desta forma cremos ser possível, atráves da participação de todos.
Por isso, convidamos os nosso amigos dos Conselho da Comunidade e os parceiros para participarmos destas discussões no dia 03 de Outubro, a partir das 8h, na Câmara Municipal.
Postado por
Unknown
às
07:50
|
Marcadores:
Conferência Livre de Comunicação de Foz do Iguaçu
|
0
comentários
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
" Natal das Cataratas" com enfeites feitos pelos presos
Enfeites de Natal confeccionados pelos Presos
Na manhã desta segunda-feira (21), a direção do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu participou da reunião com a Comissão Pró-Natal(formada pelas entidades representativas da sociedade civil organizada) que tem como objetivo embelezar pontos da cidade para o Natal.
Os enfeites serão confeccionados com garrafas PET pelos detentos do Centro de Detenção e Ressocialização. Quanto mais material for arrecadado, maiores serão os espaços a ser enfeitados na Praça do Mitre, que concentrará as atividades alusivas ao Natal que serão coordenadas pela Comissão Pró-Natal.
Mauro Sebastiany, um dos idealizadores e coordenadores da campanha
Será montado um grande portal – feito de PETs, árvores e enfeites que simbolizam as festas natalinas como: anjos, bolas, cometas, sinos, guirlandas, entre muitos outros. Também será confeccionada pela Casa Ofício, uma morada provisória para uma personagem fundamental da festa natalina: o Papai Noel. Na praça também serão promovidas atrações culturais, transformando o local num espaço de lazer e divertimento.
Comissão Pró-Natal com o Projeto
Os organizadores têm uma certa urgência na arrecadação do material, visto que a proposta é manter a Praça do Mitre enfeitada durante todo o mês de dezembro.
Os organizadores têm uma certa urgência na arrecadação do material, visto que a proposta é manter a Praça do Mitre enfeitada durante todo o mês de dezembro.
O morador ou comerciante que poderá colaborar com a separação das garrafas PET, que deverão ser doadas com tampa e lavadas – inclusive no seu interior – para evitar a proliferação de insetos e danos à saúde daqueles que irão manuseá-las. Ao juntar uma certa quantidade, o doador poderá encaminhar o material aos pontos de arrecadação, ou mesmo acionar a ACIFI para que seja agendada uma data para seu recolhimento no domicílio. Para facilitar a logística, estaremos recolhendo em casa as doações em grande quantidade.
Confira, a seguir, os pontos de arrecadação:
PONTOS DE ARRECAÇÃO NATAL 2009
PONTO DE ARRECADAÇÃO ENDEREÇO TELEFONE
ABIH/Sindhotéis Alameda Cecília Meireles, 637, Jardim Central 3027-1238
Escola Municipal Acácio Pedroso R. Traíra, s/n, Profilurb I 3521-9502
ACIFI Rua Padre Montoya, 490 - Centro 3521-3300
Escola Municipal Adele Zanotto Scalco R. Xavier Koelb, 1923, Jd. Boa Esperança 3901-3360
Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima R. "D" s/n, Vila "C" 3901-3401
Cataratas JL Shopping Av. Costa e Silva, 185 3523-6644
Eadi Sul Terminal de Cargas Rodovia BR-277 - KM 731, Pq. Presidente 3520 4100
Escola Municipal Emílio de Menezes Av. Mário Filho, 1252, Morumbi II 3901-3350
Escola Municipal Érico Veríssimo R. Jorge Sanwais, s/nº, Jd. São Paulo 3901-3359
Ideal Móveis Avenida Morenitas, 1.060 3527-1515
Iguassu Boulevard Avenida das Cataratas 3523-3847
Escola Municipal João da Costa Viana R. João Riciere Maran, 388, Três Lagoas 3901-3418
Escola Municipal Júlio Pasa R. Espírito Santo, 247, Vl. Matilde 3521-9544
Escola Municipal Padre Luigi Salvucci R. Fortaleza, 45, Vila "C" Nova 3901-3409
Panorama Av. Silvio Américo Sasdelli nº 2037 / Vila A 3028-8030
Panorama Av. Mário Filho, nº 1566 - Morumbi 3028-8010
Panorama Av. João Riciere Maran, nº 329 - Loja Três Lagoas 3577-2080
Panorama Av. República Argentina, nº 3550 3525-3430
Panorama - Loja JK Av. Juscelino Kubitscheck, nº 3312 3528-8020
Escola Municipal Prof. Josinete Holler A. dos Santos Av. 4, s/n, Vl. "A" 3521-9560
SESC – Serviço Social do Comércio Av. Tancredo Neves, 222 Vila - A 3576-1300
Escola Municipal Três Bandeiras R. João Câmara Filho, 320, Jd. Três Bandeiras 3901-3411
Uniamérica Av. Tarquinio Joslin dos Santos, 1000, Jardim Universitário 2105-9000
Fonte e Foto: Gazeta do Iguaçu
RPC -TV Cataratas - 2ª Edição
Postado por
Unknown
às
16:18
|
Marcadores:
Comissão Pro-Natal,
enfeites feitos pelos presos
|
0
comentários
sábado, 19 de setembro de 2009
Projeto AME: em favor da maternidade
O Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, preocupado com a situação que se encontram as mulheres grávidas presas na Cadeia Pública Laudemir Neves, realizou nesta sexta-feira (18) uma visita técnica acompanhada de uma profissional de enfermagem, Cecília Paulina Gomes, cedida pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Cadeia Pública Laudemir Neves abriga hoje cerca de 160 mulheres, entre estas 9 grávidas.
O objetivo da visita técnica foi conhecer através de anamnese os principais problemas que teremos que sanar, afim de cumprir a lei no que tange à mulher presa grávida.
O Presidente da República sancionou a Lei n. 11.942, de 28.5.2009, promovendo pequenas alterações no texto da Lei de Execução Penal, com vistas a aumentar as garantias em favor das presas grávidas ou parturientes e, por consequência, de seus filhos. Uma das mudanças trata da assistência à saúde dos presos e traz o seguinte teor: "Será assegurado acompanhamento médico à mulher, principalmente no pré-natal e no pós-parto, extensivo ao recém-nascido.”
Tendo isso em vista, o Conselho da Comunidade e seus parceiros estabeleceram dentro do Projeto A.M.E.(Apoio à Mulher Encarcerada) ações específicas à saúde da mulher privada de liberdade, em especial às gestantes e parturientes do sistema penitenciário:
ações para detecção precoce e tratamento do câncer cérvico‐uterino e de mama;
ações para diagnóstico e tratamento das DST/AIDS;
assistência à anticoncepção;
assistência ao pré‐natal de baixo e alto risco;
imunização das gestantes;
assistência ao puerpério;
ações educativas sobre pré‐natal, parto, puerpério, anticoncepção, controle do câncer cérvico‐uterino e de mama, e doenças sexualmente transmissíveis;
atendimento de intercorrências e partos.
A unidade prisional onde encontram-se as presas em nossa Comarca, CPLN, não atenderá o restante da Lei elencada por não se tratar de um penitenciária feminina e por não possuir as instalações necessárias para que a mulher presa possa permanecer com seu filho pós-parto.
O objetivo do Conselho da Comunidade é assegurar às mães presas e aos recém-nascidos condições mínimas de assistência.
Postado por
Unknown
às
05:11
|
Marcadores:
maternidade,
presas grávidas,
Projeto AME
|
0
comentários
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Repasse kit de higiene para os presos da PEFI
O Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, respondendo à solicitação da direção da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, repassou esta semana 250 unidades de sabonetes para compor o Kit de higiene pessoal entregue aos presos.
O objetivo do Conselho é colaborar com o Estado e o Poder Judiciário na melhoria do sistema carcerário local; em atenção a todas as unidades prisionais de nossa Comarca.
São pequenos os repasses e as doações que o Conselho da Comunidade na Execução Penal - o qual se mantém graças aos repasses das penas pecuniárias - efetua junto às unidades, mas diante da realidade financeira, estamos desenvolvendo, graças a diversas parcerias, muitas atividades, o que traz benefícios a todos os presos, seja da Cadeia Publica Laudemir Neves, da PEFI ou do CDRFI.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Relatório - Prevenção na Unidades Prisionais - Gripe A H1N1
O Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, SESC, CCZ, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Pastoral Carcerária, Igreja Adventista, Missão Liberdade, PEFI, CPLN e CDRFI - atendendo as determinações da Vara de Execução Penal e da Corregedoria de Presídios de Foz do Iguaçu - realizou por três finais de semana consecutivos uma atividade de orientações preventivas contra a gripe A (H1N1) dirigida aos familiares dos detentos das três unidades prisionais da cidade.
Profissionais de enfermeirmagem e voluntários fizeram a triagem dos familiares, questionamentos sobre sintomas de gripe, repasse de informações de prevenção contra o contágio da doença, medição de temperatura, distribuíção de máscaras e de higienização das mãos com água, sabão e álcool gel. Crianças, gestantes e idosos receberam atenção redobrada.
Controle de atendimentos nos 3 finais de semana de prevenção
Cadeia Pública Laudemir Neves: 365
Penitenciária Estadual: 438
CDRFI: 604
Total de atendimentos e orientações: 1407
O que nos motiva a continuar a labuta é que atingimos nosso objetivo e nenhuma pessoa presa contraiu, até o presente momento, a Gripe A H1N1. Parabéns a todos nós!
Postado por
Unknown
às
06:16
|
Marcadores:
Relatorio final das atividades de prevenção da gripe AH1N1
|
0
comentários
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Atividade de prevenção da gripe prossegue no fim de semana
Nesta quinta-feira (03.09), na sede do Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, reuniram-se os conselheiros para deliberar sobre a continuidade das atividades de prevenção nas unidades prisionais (Cadeia Pública, Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu e Centro de Detenção e Ressocialização).
Na mesma ocasião, a presidente do CCFI, Luciane Ferreira, apresentou um relatório sobre a participação na 1ª Conferência Nacional de Segurançca Pública (Conseg), em Brasilia, entre os dias 27 a 30 de Agosto.
A reunião contou com a participação do Juiz Corregedor da Vara de Execução Penal, Dr. Celso Thaumaturgo, que comentou sobre as diligências que tem realizado nas unidades. O magistrado também elogiou os voluntários do Conselho e parceiros pelas atividades de prevenção da gripe A H1N1.
Ao final, os conselheiros comprometeram-se com a continuidade das atividades de prevenção.
Assim, aproveitamos para CONVOCAR todos os amigos do Conselho da Comunidade para voluntariar neste fim de semana, colaborando com a atividade preventiva contra a nova gripe.
Seguem os horários:
SÁBADO
Cadeia Pública Laudemir Neves - 6h30 às 9h
CDR - 7h30 às 9h e das 12h30 às 14h
PEF - 12h30 às 14h
DOMINGO
CDR - 7h30 às 9h e das 12h30 às 14h
PEF - 7h30 às 9h e das 12h30 às 14hquarta-feira, 2 de setembro de 2009
Reunião com os participantes do Conselho da Comunidade
Caros amigos do Conselho da Comunidade,
Venho através deste, convocá-los para uma Reunião nesta quinta-feira, 03/09, às 16 horas, na sala do Conselho da Comunidade, no 2º Andar do Fórum Estadual.
Pauta: 1) Ação de prevenção nas unidades prisionais;
2) Atividades do mês de Setembro;
3) Prestação de contas sobre a participação na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - Brasília de 27 a 30/08.
Sua presença é indispensável.
Atenciosamente,
Luciane Ferreira
Presidente do Conselho da Comunidade
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Prevenção da Gripe A - segundo final de semana de voluntariado
Com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, SESC, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Pastoral Carcerária, Missão Liberdade e CDRFI, e atendendo as determinações da Vara de Execução Penal e da Corregedoria de Presídios de Foz do Iguaçu, o Conselho da Comunidade esteve à frente por mais um final de semana das orientações de prevenção contra a gripe A (H1N1) dirigidas aos familiares dos detentos das três unidades prisionais da cidade.
Os enfermeiros e voluntários fizeram a triagem dos familiares: questionaram sobre sintomas de gripe, repassaram informações de prevenção contra o contágio da doença, mediram a temperatura, distribuíram máscaras e auxiliaram na higienização das mãos com água, sabão e álcool gel. Crianças, gestantes e idosos receberam atenção redobrada.
Controle de atendimentos
Os enfermeiros e voluntários fizeram a triagem dos familiares: questionaram sobre sintomas de gripe, repassaram informações de prevenção contra o contágio da doença, mediram a temperatura, distribuíram máscaras e auxiliaram na higienização das mãos com água, sabão e álcool gel. Crianças, gestantes e idosos receberam atenção redobrada.
Controle de atendimentos
Cadeia Pública Laudemir Neves: 122
Penitenciária Estadual: sábado 48 + domingo 98 = 146CDRFI: sábado 160 + domingo 140 = 300
Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu:
Adriana Kaczan de Castro, Aline Ramires, Marcela Paes e Willian Cassio Wurmeister
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher:
Teonilia Pereira Leite Neta
Pastoral Carcerária:
Julia Domingues Ferreira e Ermelinda Lefrette
Missão Liberdade:
Adriana Kaczan de Castro, Aline Ramires, Marcela Paes e Willian Cassio Wurmeister
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher:
Teonilia Pereira Leite Neta
Pastoral Carcerária:
Julia Domingues Ferreira e Ermelinda Lefrette
Missão Liberdade:
Assinar:
Postagens (Atom)