quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bons Exemplos: Presas vão trabalhar em serviço de telemarketing

Detentas fizeram curso e vão receber R$ 600 por jornada de seis horas.
                                 Central de telefonia será instalada na Penitenciária de Cariacica.

Presas da Penitenciária de Cariacica, no Espírito Santo, vão começar a trabalhar como operadoras de telemarketing a partir de novembro. Oitenta detentas que foram selecionadas para participar do projeto estão na fase final de treinamento para iniciar o serviço, segundo a Secretaria de Justiça do estado.

Pelo trabalho de seis horas, as presas vão receber R$ 600 por mês e ganharão o benefício da remissão de pena - a cada três dias trabalhados, elas ficam um dia a menos na cadeia. Para participar do projeto, elas fizeram um curso de telemarketing de 240 horas.

“A central de telefonia ficará no próprio presídio. Nós cedemos o espaço e as detentas, enquanto a empresa que vai operar o telemarketing fornece os equipamentos. Optamos por começar com as mulheres e, se der certo, poderemos expandir o projeto para outras unidades do estado”, disse ao G1 o secretário de Justiça, Angelo Roncalli.

O equipamento será fornecido pela empresa Mydata Serviços em Tecnologia da Informação, que junto com Centro de Estudos e Aplicações para Novas Tecnologias Educacionais (Ceante) integra o convênio com o governo do Espírito Santo para empregar as detentas como operadoras de telemarketing.

“É uma forma de agir com responsabilidade social e dar a essas apenadas oportunidade de melhoria de vida e ganho de conhecimento. Assumimos o projeto, fizemos a capacitação e buscamos os contratos no mercado para que elas atendam dentro da penitenciária”, disse ao G1 o gestor empresarial do grupo Lipar, responsável pela Mydata, Newton Alexandre de Freitas.

Na primeira etapa, serão instaladas 30 posições com 60 atendentes em turnos de seis horas. Outras 20 mulheres serão usadas como reserva. “Em seguida, pretendemos capacitar mais 80 para atendermos uma demanda de 24 horas ou ampliarmos o número de posições. Nosso objetivo é capacitar 260 mulheres até o mês de abril do ano que vem. Para selecionarmos as mulheres, avaliamos a postura vocal e a fluência verbal de cada uma”, disse Freitas.

Ainda de acordo com Freitas, as presas capacitadas poderão utilizar o curso e a experiência para buscar emprego fora da penitenciária, quando conseguirem a liberdade.


Sem perigo

O secretário afirma ainda que não há riscos para a segurança da penitenciária permitir a instalação do serviço no local. “É uma central receptiva, as detentas não poderão fazer nenhuma ligação. Todo telefonema será monitorado, se houver qualquer problema na comunicação, a linha é cortada”, afirmou Roncalli.


Central de telefonia ficará instalada dentro da Penitenciária de Cariacica

Leia mais: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/10/presas-vao-trabalhar-em-servico-de-telemarketing-no-espirito-santo.html

Fonte e Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo)


0 comentários:

Postar um comentário