sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CÂMARA É PARCEIRA DA APAC DE FOZ


CÂMARA É PARCEIRA DA ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PROTEÇÃO AO CONDENADO DE FOZ DO IGUAÇU

 

Em fevereiro, a entidade inaugura a primeira casa para presas em regime semi-aberto

 

Voluntários da APAC- Associação de Assistência e Proteção ao Condenado de Foz do Iguaçu se reuniram na manhã desta quarta-feira (12), na Câmara Municipal, com presidente do legislativo, Edílio Dall’ Agnol (PSB) e o Vereador Nilton Bobato (PCdoB). O grupo pediu apoio da Casa de Leis nas ações de assistência social desenvolvidas com a comunidade carcerária.

Foz do Iguaçu será pioneira no projeto de abrigo para mulheres que cumprem pena em regime semi-aberto. No dia 15 de fevereiro será inaugurada na região do Aparecidinha (antigo Projeto Vida), a Casa abrigo feminina para acolhimento e ressocialização. De acordo com a Presidente da APAC, Luciane Ferreira, é uma forma de humanizar o sistema penal envolvendo o município, o estado e a sociedade. “Além de terem um lar digno fora das grades, durante o dia as internas poderão freqüentar aulas de artesanato, música e outras atividades culturais e religiosas. Também vão receber toda a assistência jurídica, educacional e de saúde”, esclareceu Luciane.

Também participaram da reunião o vice-presidente da APAC, Alexandre Calixto e a voluntária e assistente social, Helena Rozani Rickli. Inicialmente 60 mulheres serão encaminhadas para a associação que tem por objetivo reintegrar as presas ao convívio social. Todas terão de seguir uma disciplina também na organização da casa e colaborar com tarefas domésticas. Psicólogos vão fazer uma triagem para definir o perfil das futuras internas, levando em conta o grau de convivência harmoniosa e o nível de periculosidade de cada detenta. Noventa e oito por cento das 165 presas do Centro de Reintegração Social Feminino de Foz do Iguaçu, tiveram envolvimento com o tráfico de drogas.

 

Declaração de Utilidade Pública

 

O Presidente da Câmara, Edílio Dall’ Agnol, entregou aos voluntários da APAC, um documento declarando a Associação de Assistência e Proteção ao Condenado de Foz do Iguaçu, uma entidade com fins sociais e não-econômicos. “Com essa declaração, a entidade comprova que possui sede em Foz e assim poderá conseguir o título de utilidade pública estadual e firmar parcerias com o governo para receber ajuda financeira e manter o serviço”, frisou Edílio. A associação ainda precisa ser registrada no Conselho Municipal de Assistência Social.

 

Histórico

 

A APAC- Associação de Assistência e Proteção ao Condenado de Foz do Iguaçu foi fundada em 04 de agosto de 2012. A entidade sem fins lucrativos está sediada na Avenida Pedro Basso, 1001, 2º andar do Fórum Estadual e possui 19 voluntários em várias áreas de atuação. Atendendo dentro de suas finalidades estatutárias, tendo como instrumento de humanização, ressocialização, formação, organização e conscientização dos condenados em qualquer regime e que cumprem ou cumpriram pena nesta Comarca, reintegrando-os ao meio social, realizando ações de assistência social de grande relevância à comunidade, de forma gratuita. Entre os parceiros estão a Acifi, Câmara Municipal, Prefeitura, OAB e a Itaipu Binacional.

 
Legenda foto: Edílio Dall ´Agnol, Presidente da Câmara, Nilton Bobato, Vereador, Helena Rickli, Assistente social, Luciane Ferreira, Presidente da APAC, Alexandre Calixto, Vice-Presidente APAC
 
Fonte e Foto: Assessoria
 

0 comentários:

Postar um comentário