quarta-feira, 9 de julho de 2014

Detentos são aprovados em vestibular da Universidade Federal de SC

Detentos são aprovados em vestibular da Universidade Federal de SC
____________________________________

Quatro detentos do sistema prisional em Florianópolis foram aprovados no vestibular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Eles prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 e conseguiram as vagas após se inscreverem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para os cursos de Meteorologia, Serviço Social e História. Ao todo, 1.039 presos realizaram a prova no estado.
A Universidade Federal de Santa Catarina terá três alunos que cumprem pena em regime semi-aberto
Segundo David Santana, assessor de comunicação da SJC (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania), dois dos quatro presos aprovados vão começam a estudar nesse semestre, pois estão no regime semiaberto e só precisam receber uma autorização da justiça. Já os outros dois detentos, que estão no regime fechado, não podem ser liberados para estudar fora da cadeia. Porém, Santana explica que existe um acordo com a UFSC para reservar a vaga até eles progredirem para o regime semiaberto.
“A aprovação dos detentos é um resultado muito positivo, pois trabalhamos para isso, para garantir educação e trabalho aos presos. Mas não chega a ser uma surpresa, em outros anos já tivemos três alunos aprovados na UFSC e, hoje, temos 21 presos, no regime semi-aberto, cursando o ensino superior”, afirma o assessor.
Ele comenta que um dos presos selecionados cursou  toda a educação básica na escola do sistema prisional. A previsão, segundo a SAP,  é superar a casa dos 1,5 inscritos no próximo Enem.
"Enem dos presídios"
Em 2013, 30 mil  detentos participaram do Enem o que representou um crescimento de 28% em relação a 2012. O número de questões, as matérias e o tempo de duração é o mesmo do aplicado aos candidatos regulares. Porém, o conteúdo das questões é diferente.
Cerca de 1,8 mil detentos, em Santa Catarina, estudam, o que equivale a 11,7% dos presos no estado. Da população carcerária nacional, em média, apenas 8,7% do total dos presos tem acesso a algum nível de ensino.
Já em 2012, o Enem para privados de liberdade teve 23.665 inscritos, sendo 20.687 homens e 2.978 mulheres. Do total de inscritos, 17.945 fizeram o exame em busca de certificação do ensino médio. É preciso ser maior de 18 anos para requerer a certificação por meio da prova do Enem.
Um dos fatores que tem aumentado o interesse dos presos pela educação é a nova lei nº 12.433 de remissão de pena por estudo, aprovada em junho de 2011 estabelece que redução da pena por estudo pode ser aplicada nos regimes fechado, semiaberto, aberto e liberdade condicional. A redução por trabalho somente no fechado e semiaberto.
A mudança na lei permite que cada dia de condenação possa ser trocado pela participação em 12 horas de frequência escolar. Tanto condenados em regime fechado ou semiaberto poderão ser beneficiados. Além dos três ciclos (ensino fundamental, médio ou superior), também poderão ser consideradas as aulas de cursos profissionalizantes ou de requalificação.
________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário