terça-feira, 3 de agosto de 2010

Programa de Orientação à Liberdade e Fiscalização nas Unidades

Na última sexta-feira (30/07), o Conselho da Comunidade visitou a PEF (Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu) e o CDR (Centro de Detenção e Ressocialização) para participar do Programa de Orientação à Liberdade, fiscalizar e conhecer a rotina e condições das unidades.



O Programa de Orientação à Liberdade, realizado na PEF, reúne diversas entidades da cidade para que seja feita a orientação dos detentos que estão em progressão de regime, a fim de mostra-se presente e orientá-los na ressocialização. O Conselho da Comunidade esclarece aos presos a sua função, as atividades e projetos que desenvolve, como, por exemplo, as entregas de kits de higiêne, a campanha "Inverno Solidário nas Unidades Penais", o projeto A.M.E (apoio à mulher encarcerada), o projeto "De Volta Para Casa".

No mesmo dia, o Conselho fez uma fiscalização no CDR e na PEF. Através de um questionário, funcionários de vários setores (diretoria, enfermaria, serviço social, pedagogia, segurança) e também detentos, mostraram a rotina e as condições das unidades. No CDR a comunicação com os presos foi em uma das celas e na PEF o questionário foi respondido com os detentos que participavam do Programa de Orientação à Liberdade.

Na PEF tivemos a oportunidade de conhecer a panificadora onde os próprios detentos trabalham, fabricam pães de exelente qualidade, que também são distribuidos às outras unidades. 

Agradecemos a presença de Assistente Social Marcela de Oliveira Gabriel Paes que nos auxiliou na aplicação do questionário e aos funicionários do CDR e da PEF que possibilitaram o trabalho do Conselho da Comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário