segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Odebrecht orienta empresários sobre contratação de egressos

Diretor de Sustentabilidade do Grupo Odebrecht, Luciano Alfredo Bonaccini

Os principais pontos que as empresas devem considerar no processo de contratação de detentos e egressos do sistema carcerário foram apresentados pelo diretor de Sustentabilidade do Grupo Odebrecht, Luciano Alfredo Bonaccini, aos empresários participantes do Encontro Nacional do Começar de Novo, em São Paulo. O evento foi realizado numa parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A Odebrecht é uma das maiores parceiras do Programa Começar de Novo, criado pelo CNJ e executado nos estados pelos tribunais de Justiça, governos estaduais e municipais, empresas privadas e entidades da sociedade civil. A construtora, entre outras iniciativas, tem levado para as obras de infraestrutura da Copa do Mundo 2014 trabalhadores presos e também ex-detentos.

Postura - Segundo o diretor da Odebrecht, a contratação deve ser feita dentro de um processo normal: com entrevista, apresentação de documentação e avaliação de saúde. Na entrevista, os candidatos devem ser avaliados por uma postura pró-ativa, disposição para o trabalho, motivação e desejo de reintegração à sociedade.

Luciano Bonaccini destacou também que os contratados devem ser direcionados para diferentes frentes de trabalho e somente os encarregados devem saber de sua situação penal. Esses encarregados devem ser preparados para atuar como responsáveis pela avaliação comportamental e profissional dos funcionários.

De acordo com o diretor da Odebrecht, não deve ser dado qualquer destaque ou tratamento diferenciado ao contratado preso ou egresso. É muito importante evitar sua exposição perante os demais funcionários, para evitar sua segregação.

Confiança - Luciano Bonaccini acrescentou ser essencial o estabelecimento de um vínculo de confiança e comunicação com o contratado. Ao final de sua palestra, o diretor da Odebrecht recebeu o Selo do Programa Começar de Novo das mãos do juiz auxiliar da Presidência do CNJ Márcio Fraga.

O Encontro Nacional do Começar de Novo tem o objetivo de mostrar ao empresariado as vantagens desse tipo de contratação: além da promoção da cidadania e da redução da reincidência criminal, os benefícios incluem a redução do peso da folha salarial das empresas, por meio de isenções de obrigações trabalhistas e concessão de incentivos fiscais.

Fonte e Foto: Agência CNJ de Notícias
Texto: Jorge Vasconcellos e Manuel Montenegro

0 comentários:

Postar um comentário