terça-feira, 12 de agosto de 2014

Seminário discute a Educação no sistema prisional do Paraná

Seminário discute a Educação no sistema prisional do Paraná

______________________________________________________________


Cerca de 400 pessoas participam nesta semana, em Foz do Iguaçu, do 2º Seminário Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná. O objetivo é o aprimoramento dos profissionais que atuam com escolarização e qualificação profissional dos presos.

Abertura do Segundo Seminario da Educacão no Sistema Prisional do Estado do Parana, na cidade de Foz do Iguaçu. 11-08-14. Foto: Hedeson Alves

Foto: Hedeson Alves              

O encontro, que começou segunda-feira (11) e prossegue até sexta-feira, reúne representantes dos ministérios da Educação e da Justiça, de secretarias de Justiça de Brasília e de Alagoas, do Departamento de Execução Penal do Paraná, núcleos regionais de Educação de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Guarapuava, Francisco Beltrão, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Área Metropolitana Norte. 

Professores e diretores dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos, que dão aulas para detentos, falarão de suas experiências com a educação das pessoas em privação de liberdade. A realização do evento é uma parceria entre as secretarias da Educação e da Justiça do Paraná. 

APRIMORAMENTO - “O seminário dá oportunidade para os educadores que trabalham no sistema prisional e os representantes dos núcleos de educação de discutirem vários pontos relacionados ao assunto”, diz Márcia Dudeque, coordenadora da Educação para Jovens e Adultos no Paraná. 

TRÊS DÉCADAS - Há 32 anos a Educação Básica é ofertada nos presídios em parceria com as secretarias estaduais da Educação e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nos turnos da manhã, tarde, intermediário e noite, de acordo com a possibilidade de cada estabelecimento penal. 

Atualmente, são 377 profissionais da educação atuando desde a alfabetização ao Ensino Médio e o Estudo Através da Leitura. A escolarização desenvolvida nas prisões do Paraná é de Educação Básica para Jovens e Adultos, criados para atender, exclusivamente, aos estabelecimentos penais.

___________________

0 comentários:

Postar um comentário