terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto que produz ecobags em penitenciária

Projeto que produz ecobags em penitenciária recebe premiação nacional do Sebrae 11/06/2012 - 14:18  
Concorrendo com mais de 1.800 iniciativas de todo o País, o projeto Equilibrium, que é desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha II (PEVV II) e produz ecobags a partir do reaproveitamento de lonas publicitárias, venceu a terceira edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. A solenidade de entrega será no dia 04 de setembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

O Prêmio é concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) com o objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.

Qualidade estética e valor cultural são importantes para a confecção de peças artesanais, porém, o que diferencia o Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato da maioria dos prêmios é o fato da avaliação ir além destes requisitos e levar em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato.

Foram várias as etapas de avaliação dos concorrentes. Da fase final participaram 180 unidades produtivas de artesanato. A seleção dos cem premiados foi concluída no dia 17 de maio, durante reunião de um júri formado por sete especialistas, no Rio de Janeiro. Fizeram parte do corpo de jurados representantes da área de design, de comércio justo, imprensa, do setor de artesanato e do Ministério da Cultura. O júri levou em conta 11 critérios, dentre os quais inovação, beleza, responsabilidade social, viabilidade comercial e caráter ambiental.




Projeto

As sacolas ecológicas são produzidas por 17 detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha II, a oficina tem capacidade atual de produzir três mil sacolas por mês.

Os internos que atuam na fábrica são remunerados de acordo com a produção e também são beneficiados com a remição de pena, ou seja, a cada três dias de trabalho, um dia é diminuído na pena.

Além das ecobags, os internos produzem aproximadamente 60 itens reaproveitando as lonas, entre eles: sacolas de vinho, sacola de pão, pasta para notebooks e tablets, necessaires, pastas para eventos, entre outros.

Orgulhoso, o interno Bruno Araújo comemora o prêmio. “Nosso projeto está entre os melhores do Brasil, este reconhecimento é muito bom e importante para nós. Com ele, nós e os outros internos que venham a trabalhar na fábrica teremos mais oportunidades de recomeçar no mercado de trabalho”, disse.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, comemorou o prêmio. “Este tipo de reconhecimento é muito importante e incentivador para que possamos continuar seguindo neste caminho e, proporcionando um ambiente de mudança de atitude para aqueles que cumprem pena”, afirmou.

As pessoas ou empresas que tiverem em adquirir as peças podem entrar em contato com a coordenadora do projeto, a designer Mikka Wentz, pelo telefone (27) 8828-9051.
Visibilidade

O Sebrae quer avançar na comercialização das peças artesanais. A ideia é dar visibilidade às unidades premiadas no TOP 100 em exposições nos grandes eventos esportivos programados para os próximos anos, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo Fifa 2014.

Nos dias 5 e 6 de setembro, haverá na Marina da Glória o primeiro de uma série de cinco encontros de negócios com os artesãos. Participam desta edição 80 compradores. Em seguida, de 7 a 9 de setembro, as unidades vencedoras do TOP 100 participarão de uma mostra aberta ao público, no mesmo local.

Em novembro, os trabalhos das unidades produtivas serão expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. O Sebrae quer inserir os grupos não apenas nas programações desse tipo, como também em eventos de áreas como hotelaria e decoração.

Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos. O fato de terem passado por um júri de renome transfere atributos de competitividade aos profissionais premiados, tudo isso com chancela e apoio do Sebrae.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus
Rhuana Ribeiro
(27) 9933-8195 - (27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rhuana.ribeiro@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

0 comentários:

Postar um comentário