quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Campanha: "Não Finja que Você Não Vê"

Nesta terça-feira, 19, o Conselho da Comunidade participou e acompanhou a apresentação da campanha de prevenção à violência que será implantada em Foz do Iguaçu.

A secretária de Assistência Social, Rosilene Link, abriu o evento oficial comentando sobre a violência no município e esclarecendo o objetivo da campanha "Não Finja que Você Não Vê".






Durante o evento os órgãos participantes receberam os materiais referentes à campanha de prevenção. Após isso, foi, por uma mesa redonda, aberta a oportunidade de ouvir os participantes sobre seus projetos, idéias, dialogo e informações.

O professor da Unioeste, Marcos Augusto Moraes Arcoverde e a representante do Pair - Programa de Ação e Intervenção de Referência à Violência Sexual, Sueli Ruiz apresentaram um novo projeto que está sendo realizada pesquisa com o intuito de se fazer um levantamento de dados em todos os conselhos municipais, órgãos do município e instituições que são porta de entrada ou que prestam atendimento às vítimas de violência.

O objetivo é fazer um diagnóstico do que está sendo feito e também do que já foi realizado para resignificar o trabalho e traçar novas metas de trabalho. O foco não seria, segundo ela, coletar dados diretamente com as ofendidas de violência, mas sim com os conselhos e entidades que tiverem estes dados.



O projeto “Rede regional de luta contra o tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual e tráfico no Mercosul” está sendo feito em Foz do Iguaçu, onde firmaram parceria a Unioeste e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Estendendo o projeto a cidades de fronteira da Argentina, Uruguai e Paraguai. A expectativa é que todo o levantamento seja realizado até o mês de abril e em maio já devem começar os fóruns preliminares de discussão para traçar ações de prevenção na sociedade, levando em consideração a realidade levantada e as experiências de enfretamento promovidas anteriormente.

O assistente do diretor geral brasileiro, da Itaipu Binacional, Joel de Lima, que participa da Rede Proteger, fez a proposta da criação de um comitê gestor de enfrentamento a todos os tipos de violência. A idéia é fazer reuniões trimestrais desses grupos e trocar experiências das ações que estão sendo realizadas, também promover atualizações sobre o tema e aprimorar idéias. A proposta foi bem acolhida pelos participantes.

Visite: http://www2.fozdoiguacu.pr.gov.br/portal/noticias/wfrmVisualizaNoticia.aspx?IdPagina=10&IDNoticia=28205

0 comentários:

Postar um comentário