segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bom Exemplo: A moda na luta contra o preconceito

Daspre desfila suas novas criações e estimula a ressocialização através do trabalho


A Funap, em parceria com o Itaú Cultural, promoveu no último dia 09/06 o desfile da Grife Daspre. O projeto que partiu do conceito: “Lixo, Moda e Preconceito” trouxe presas do regime semiaberto para o palco saci, a fim de mostrar não apenas as novas peças da marca como o poder da moda na ressocialização dessas mulheres.Daspre desfila suas novas criações e estimula a ressocialização através do trabalho


O primeiro dia de desfile, que teve a participação da Banda Letuci, foi marcado por muita música e glamour. As detentas desfilaram suas peças para uma plateia, que contou com a presença do Secretário da Administração Penitenciária Lourival Gomes, do Secretário Adjunto Walter Erwin Hoffgen e da Diretora Executiva da Funap Lúcia Casali.

As modelos que em sua essência trabalham no projeto declararam que fazer parte da “Grife que Liberta”, como é conhecida a marca, vale mais que apenas aprender uma nova profissão. “Eu estou muito feliz em estar aqui, nunca desfilei, mas acredito que possa ter uma oportunidade de seguir como modelo quando sair da penitenciária”, relata Estefani de Brito (26 anos).

Regiane Silva (27 anos) acabou de sair em liberdade, mas não deixou de participar do evento. Após trabalhar no projeto ela não apenas aprendeu uma nova profissão como já vê muitas oportunidades de trabalho nessa nova fase da vida. “Eu acabei de sair e consegui dois pedidos de cachecóis, se não tivesse tido a chance de fazer parte de tudo isso, hoje não teria essa alternativa de trabalho”, afirma Regiane.

O Itaú Cultural ainda disponibilizou um espaço para que seu público pudesse conhecer os outros produtos da marca. O stand montado no Hall de entrada do centro cultural tinha à venda os boleros, cachecóis e ponchos mostrados no desfile, como as bonecas de crochê, panos de pratos, porta livros, entre muitos outros utensílios produzidos pelas presas nas cinco oficinas de artesanato da Daspre.

Atualmente, cerca de 150 reeducandas trabalham por mês na Grife, onde aprendem não só uma profissão como regras de convivência e conduta. Além de terem o reconhecimento de seu trabalho e a remição de pena, todas recebem bolsas no valor de ¾ de salário mínimo. As peças podem ser encontradas à venda na loja “Do Lado de Lá”, instalada na sede da Funap, Rua Dr. Vila Nova, 269 – Vila Buarque, em São Paulo.

Vale destacar que a Daspre produziu e vendeu no primeiro semestre de 2010 cerca de 30 mil peças e tem índice de reincidência atual igual à zero.


Assessoria de Imprensa -SAP
Notícia postada em: 22/06/11
Secretaria da Administração Penitenciária

Governo do Estado de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário