quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Taxa de homicídios no PR é a menor em 6 anos

Taxa de homicídios no PR é a menor em 6 anos




Curitiba registrou redução de 20% no número de assassinatos. Na contramão, Paranaguá e Ponta Grossa apresentaram aumento de 39%

 
O Paraná atingiu a taxa de homicídios dolosos (com intenção de matar) mais baixa desde 2007, quando as estatísticas de criminalidade começaram a ser divulgadas. O estado registra hoje 21 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A capital também chegou a marca mais baixa desse período e tem 25 homicídios por 100 mil. Os números demonstram uma tendência de queda, que não se estabelecia, sobretudo nos dados estaduais. As taxas atuais foram feitas com base nas estatísticas de homicídios entre janeiro e setembro deste ano.

Região metropolitana

As cidades da região metropolitana também registraram queda nos assassinatos. A região inteira teve 24% menos homicídios em 2013. O ponto negativo ficou em Almirante Tamandaré, que teve 29% de aumento.
Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ontem, um dia depois de o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apresentar seu anuário em que mostrava que o Paraná aumentou os gastos com segurança, embora os homicídios não tivessem recuado entre 2011 e 2012.
Curitiba registrou uma queda de 20,6% nos assassinatos em relação ao mesmo período do ano passado. A Delegacia de Homicídios contabilizou 380 casos na capital. Em 2012, nos mesmos meses, foram 479. O Paraná também registrou uma queda significativa, de 17%.
“Os números vêm caindo desde 2011, na capital. Tivemos um desempenho melhor na Delegacia de Homicídios”, afirma a delegada titular da unidade, Maritza Haisi. De acordo com ela, a delegacia conseguiu prender muitos suspeitos de homicídios, o que pode ter diminuído a chance de novos crimes.

UPS
O governo do estado reforça a importância das Unidades Paraná Seguro (UPS) na redução da taxa. Segundo a Sesp, a reestruturação das polícias, com mais viaturas e contratações, também colaborou. A secretaria informa ainda que o trabalho realizado pela Divisão Estadual de Narcóticos e das delegacias de homicídios com operações sistemáticas espalhadas pelo estado têm prendido traficantes e homicidas.

Fonte e Info: Gazeta do Povo

0 comentários:

Postar um comentário