sexta-feira, 28 de agosto de 2009

1ª Conseg: Detentas do Paraná ditam a moda

Alta costura com requinte de transformação social


Munidas de agulha, linha e criatividade, 30 detentas da penitenciária de Piraquara, na Grande Curitiba, ditam moda e costuram um futuro promissor. Um desfile com modelos profissionais realizado nesta sexta-feira (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, arrancou aplausos do público da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Entre os espectadores, uma convidada especial: a primeira-dama Marisa Letícia fez questão de prestigiar o evento.

A sofisticação dos vestidos apresentados na passarela demonstrou que a geração de oportunidades é um caminho viável para superar o passado de violência da população carcerária. "O que vimos hoje não deixa nada a desejar para nenhum grande estilista. As roupas são muito bonitas e o trabalho das presas merece todo o nosso respeito. Elas são um exemplo para nós que estamos aqui, discutindo os rumos da segurança pública", ressaltou Francisca Alves de Souza, representante do Pará na 1ª Conseg.
D. Marisa, convidada de honra na plateia

Além da alta costura, as detentas se dedicam à confecção de fuxicos e sacolas ecologicamente corretas. A iniciativa integra o Programa do Voluntariado do Paraná (Provopar), destinado à geração de renda e inclusão social. Fruto de uma parceria com a Receita Federal, o projeto “Costurando a Liberdade” é financiado por recursos gerados pela venda de produtos apreendidos e inclui ainda cursos de capacitação para as detentas, com aprendizado técnico do ofício.

Em pouco mais de um ano, o sucesso das peças ultrapassou os muros do presídio e ganhou espaço em coleções de grifes curitibanas. Com o comércio da produção, as detentas recebem 70% de um salário mínimo e minimizam o tempo da pena. O dinheiro é aplicado em poupança a ser retirada quando as mulheres estiverem em liberdade, ocasião em que cada uma delas receberá uma máquina de costura para levar o trabalho adiante.

Mais detalhes sobre o grupo Costurando a Liberdade podem ser conferidos até domingo, em estande montado na Feira de Conhecimento da 1ª Conseg, junto com outras 40 experiências inovadoras na área de segurança. A Feira funciona das 9h às 21h, com quatro horários de visita guidada: das 12h às 12h30; 13h30 às 14h; 18h às 18h30 e das 19h às 19h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa 1ª Conseg
Fotos: Martim Garcia/Conseg

0 comentários:

Postar um comentário