domingo, 30 de agosto de 2009

Público da 1ª Conseg define rumos da segurança pública

Os participantes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) definiram neste domingo (30) os princípios e diretrizes que vão orientar a construção de um novo modelo de segurança para o Brasil. Enquanto aguardavam na fila sua vez de votar, os conferencistas aproveitaram para fazer campanha em defesa de propostas.

Na metodologia da 1ª Conseg, este é o chamado "momento interativo". A dinâmica funcionou da seguinte forma: o conjunto de ideias discutidas nos grupos de trabalho foi colocado em painéis no saguão do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Cada participante recebeu uma cartela com 16 adesivos para colar nas propostas que consideraram mais importantes.

O momento foi encarado com seriedade pelos participantes, que analisaram as propostas uma a uma. "Este evento é inédito. Tenho certeza que a maioria dos trabalhadores aqui nunca esteve num espaço democrático como esse. Nosso maior parceiro é a sociedade civil e estamos juntos pela regulamentação das guardas", ressaltou Carlos Souza (foto), da guarda municipal de São Paulo.


Um dos 52 representantes do movimento de Lésbicas, Gays e Bissexuais e Travestis (LGBT) na 1ª Conseg, Toni Reis também destaca o diálogo conquistado durante os quatro dias do evento. "Esta é a nossa chance de mudar o futuro. Estamos negociando muito com os praças e comandos das corporações. O Ministério Público e governo também estão pedindo votos para nós. Isso não é uma coisa que acontece todos os dias".


O resultado final será divulgado no início desta noite, em solenidade que contará com a presença do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os princípios e diretrizes que tiverem mais etiquetas serão considerados prioritários e integrarão o documento de encaminhamentos da Conferência. O passo seguinte será levar estas formulações adiante na prática.

Fonte: Assessoria de Imprensa 1ª Conseg

Foto: Martim Garcia - Conseg

0 comentários:

Postar um comentário