quinta-feira, 8 de março de 2012

Primeira presa paraguaia é transferida ao país de origem

 Inocência Elizabeth Ruiz Dias foi entregue à polícia paraguaia na Ponte da Amizade

 Transferida na manhã desta quinta-feira (8) para o país de origem, Inocência Elizabeth Ruiz Dias, presa por tráfico internacional de drogas, é a primeira mulher paraguaia beneficiada pelo Tratado de Transferência de Pessoas Condenadas e Crianças sob Tratamento Especial em vigor no Brasil desde 2002. Inocência e Javier Francisco Samudio, também condenado por tráfico de entorpecentes, foram entregues à polícia paraguaia sobre a Ponte Internacional da Amizade, principal ligação entre os dois países.

Javier Francisco Samudio, que cumpria pena em Foz do Iguaçu, também foi deportado

A primeira transferência com base no Decreto 4.443/2002 aconteceu no dia 31 de outubro do ano passado, quando dois paraguaios que estavam presos em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, puderam cumprir o restante da pena no país vizinho. Até agora, 14 paraguaios presos no Brasil foram repatriados. Outros 50 aguardam o resultado dos pedidos encaminhados aos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, a maioria presos em unidades prisionais do Paraná.

Cônsul do Paraguai em Foz, Inocência e a presidente do Conselho da Comunidade, Luciane Ferreira

O Brasil mantém acordos semelhantes com outros 20 países, entre eles Argentina, Espanha, Canadá, Chile, Estados Unidos, Venezuela e México. Os primeiros tratados foram firmados a partir de 1998, em função do sequestro do empresário Abílio Diniz. Até então, todos os estrangeiros sentenciados no Brasil concluíam a pena no país e depois eram expulsos. Os canadenses David Spencer e Christine Lamont, sequestradores de Diniz, foram os primeiros presos repatriados.

Fonte: Gazeta do Povo (versão online 8/3/2012)
Texto: Fabiula Wurmeister
Fotos: Roger Meireles

0 comentários:

Postar um comentário