segunda-feira, 26 de agosto de 2013

População carcerária feminina aumenta 42% nos últimos cinco anos


Glaucio Dettmar e Luiz Silveira/Agência CNJ
População carcerária feminina aumenta 42% nos últimos cinco anos

                          População carcerária feminina aumenta 42% nos últimos cinco anos 
                                        A quantidade de mulheres encarceradas no Brasil aumentou 42% entre 2007 e 2012, segundo os números mais recentes do InfoPen Estatística, banco de dados sobre o sistema carcerário do Ministério da Justiça. Em dezembro de 2007, havia 24.052 mulheres nas prisões brasileiras, cumprindo pena nos regimes fechado e semiaberto ou em medida de segurança nos hospitais de custódia. Cinco anos depois, havia 34.159 mulheres no sistema carcerário brasileiro, um acréscimo de 10.107 pessoas, de acordo com o InfoPen. No período, o percentual das presas em relação ao total de pessoas detidas subiu de 5,97% para 6,48%.
 
O crescimento confirma tendência apresentada pelo presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP/MJ), promotor Geder Luiz Rocha Gomes, durante o Encontro Nacional sobre o Encarceramento Feminino, realizado pelo CNJ em 2011.

Segundo o estudo, o percentual das mulheres em relação ao total da população carcerária brasileira dobrou entre 2000 e 2010. No mesmo evento, a socióloga Julita Lemgruber apontou o tráfico de drogas como responsável por 65% das prisões de mulheres brasileiras entre 2006 e 2011. A estudiosa defendeu a adoção de penas alternativas à de prisão, pois em muitos casos eram mulheres levando drogas para os maridos presos e estas não representavam perigo para a sociedade.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador científico do encontro, Luciano Losekann, as prisões por tráfico de drogas são as maiores responsáveis pelo aumento da população carcerária feminina. “É necessário que discutamos estratégias judiciais e sociais de atuação conjunta, verificando se o sistema de justiça criminal, da forma como hoje reage a essa questão, tem sido, ou não, eficaz”, afirmou Losekann.

Por ocasião do II Encontro Nacional, a crescente participação das mulheres nas prisões brasileiras é um dos temas da exposição fotográfica Encarceramento Feminino, promovida pela Secretaria de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A mostra apresenta diferentes aspectos da vida da mulher no cárcere, como a relação com a feminilidade, o papel de mãe e a restrição da liberdade.
População carcerária feminina aumenta 42% nos últimos cinco anos

 
Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário